Os blocos de Carnaval já se espalharam por diversas cidades do Brasil. Atrás deles, milhares de pessoas, muitas vezes fantasiados e/ou com glitter espalhado pelo corpo, em busca de diversão. Mas, se o seu carro – seja você o motorista da rodada ou mesmo proprietário de veículo por aplicativo – serviu de transporte para esses foliões, fica a pergunta: como limpar? De olho nisso, separamos algumas dicas para manter o interior do carro um ambiente saudável e livre de sujeira.
De acordo com Marco Lisboa, CEO e fundador da Koala Car, microfranquia de limpeza a seco de veículos, antes de aplicar qualquer produto, a dica é passar um pano de microfibra seco e limpo na superfície dos bancos e portas para remover o excesso de glitter. “Faça movimentos suaves para evitar espalhá-lo ainda mais”, recomenda. “Além disso, usar um limpa vidros ou um cristalizador também são boas opções. Esses produtos criam uma película de proteção, fazendo com que o glitter escorra com mais facilidade”, complementa.
Mas, se ainda assim, o glitter insistir em permanecer no interior do carro (o que é provável), use um soprador de ar ou spray de ar comprimido. Isso ajuda a removê-lo de frestas, grades ou daqueles cantinhos difíceis de acessar. “Direcione o ar de forma controlada para evitar espalhar ainda mais essas partículas”, explica Lisboa.
![Citroën, lançamento, compacto, C3](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/08/26105449/C3you_12.jpg-1160x653.webp)
Aspirador e toalha de microfibra
Se houver glitter nos tapetes, estofados e porta-objetos, use um aspirador de pó com bocal de escova para puxar as partículas sem empurrá-las mais para dentro das fibras do tecido. Ademais, se o glitter for muito pequeno e difícil de sair, umedeça levemente um pano de microfibra com detergente neutro diluído em água e passe no local. Isso ajudará a atrair o glitter sem espalhá-lo ainda mais.
Por fim, depois de remover todo o glitter do interior do carro, aplique uma camada de cera líquida ou selante automotivo. Esse tipo de produto (encontrado na internet, supermercados ou empresas do ramo automotivo), vai ajudar a evitar que, no futuro, partículas grudem na pintura.
Outras situações
Às vezes, o brilho deixado pelo glitter dentro do carro é o menor dos problemas. Afinal, os foliões além de purpurinados podem deixar odores, cheiros ou outros problemas, como bancos molhados, carpetes vomitados, e por aí vai.
Para sanar esse tipo de problema, dá para recorrer a receitas caseiras, como, por exemplo, o uso de vinagre branco. O produto é uma das formas de minimizar, por exemplo, o cheiro de cigarro no habitáculo do carro. Isso se deve à sua alta concentração de ácido acético, que tem propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorizantes. Assim, basta deixar um tecido umedecido dentro do veículo por um dia. Isso, em síntese, não acaba, mas neutraliza os odores. Misturas com amaciante e álcool também funcionam – basta espalhar no local afetado e deixar agir.
Cascas de frutas cítricas (tangerina ou laranja) também servem para neutralizar o mau cheiro dentro do carro. Basta deixá-la na cabine até secarem completamente. O mesmo vale com maças – corte-a em pedaços e espalhe pelo interior. No caso de sujeira (lixo, tinta, bebida, por exemplo) nos tapetes de borracha, água, detergente e escova resolvem. Todavia, carpetes exigem o uso de aspirador de pó e pano úmido e, na sequência, exposição ao sol. No mercado, há produtos específicos para este fim.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!