A Volvo, hoje parte do grupo chinês Geely, é uma das marcas que está moldando o que temos de melhor em eletrificação nos carros. Prova disso é o novo Volvo EX90, SUV de 7 lugares 100% elétrico que acaba de fazer sua estreia mundial. O Jornal do Carro esteve em Luleå, no norte da Suécia, para testar em primeira mão o inédito SUV. Trata-se de um novo modelo que vai reinserir a marca sueca na disputa dos SUVs premium.
Com lançamento no Brasil confirmado para abril, o Volvo EX90 revela a nova fase dos carros elétricos da montadora. O modelo promete surpreender clientes de luxo ainda não convencidos a ter um carro elétrico. Sua bateria de 111 kWh de capacidade tem autonomia para até 600 km no ciclo global. Pelo Inmetro são 458 km de alcance no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), um dos maiores entre elétricos.
Volvo EX90 acelera forte
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Conforme a Volvo, são 4,9 segundos para o SUV elétrico de 7 lugares e 2,7 toneladas acelerar de 0 a 100 km/h. É uma marca próxima à de esportivos como o Ford Mustang GT Performance, por exemplo, que faz a mesma aceleração em 4,3 segundos. Já a velocidade máxima de 180 km/h não impressiona, mas essa não é a proposta do modelo. O EX90 é grande, sofisticado e tecnológico. E mais: é o Volvo mais seguro já feito.
O seu conjunto reúne dois motores elétricos, um em cada eixo, com tração integral, 524 cv de potência (380 kW) e torque máximo imediato de 910 Nm (o equivalente a 92,8 mkgf).
Neste primeiro contato, dirigimos o EX90 por vias urbanas e estradas de Luleå, sob condições extremas – com neve e gelo “negro” na pista. Também aceleramos o SUV elétrico sobre um lago congelado. Todos os anos, as águas da região congelam no inverno e formam crostas de gelo com cerca de um metro de espessura. Nessas condições, as montadoras montam pistas sobre os lagos para calibrar sistemas eletrônicos de segurança.
Foi neste cenário que aceleramos, mas, ao volante, nem parecia um ambiente tão desafiador. Mesmo com muita neve e piso escorregadio, o EX90 mostrou destreza, com uma direção limpa, leve e altamente segura. Nem sobre o lago congelado o SUV saiu do controle, ainda que provocado a deslizar. Foi um deleite: a cada contraesterço no volante, escorregávamos com segurança. Não houve sustos – e nem banco de neve!
SUV é silencioso e tem cabine ecológica
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Logo que deixamos o hotel no centro de Luleå, já deu para sentir o Volvo EX90. A cada aceleração, respostas fortes e prontas. Uma característica comum aos carros elétricos, mas, no caso do novo SUV topo de linha da marca sueca, o desempenho é poderoso. Basta pressionar um pouco mais fundo o acelerador. Ao mesmo tempo, o controle dinâmico e o ajuste da direção estão em um nível acima do XC90. É outro carro. E ainda maior.
Com 5,03 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,96 m de largura e 2,98 m de distância entre-eixos, o Volvo EX90 tem no tamanho um de seus trunfo. Além dos 7 lugares a bordo, o SUV oferece porta-malas generoso, que varia de 310 litros a 655 litros com sete e cinco lugares. Já com as duas fileiras de bancos traseiros rebatidas, são 1.915 litros no compartimento. Há ainda um compartimento com 46 litros sob o capô – afinal, não há motor no cofre.
O interior do SUV de 7 lugares também impressiona pelo modernismo. O acabamento reúne materiais ecológicos e reciclados, mas tudo é muito caprichado. A versão que aceleramos tem tudo o que se pode esperar em um modelo topo de linha: o painel tem molduras centrais que lembram madeira, com iluminação; há massageador nos bancos dianteiros; o ar-condicionado é de quatro zonas com saídas de ventilação na terceira fila.
Novo multimídia e chave digital no celular
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O EX90 é o carro mais tecnológico já feito pela Volvo, e isso fica nítido até mesmo antes de entrar no SUV. Há a chave tipo controle, mas o motorista pode usar um cartão (como o de crédito) ou mesmo uma chave digital no smartphone. Uma vez a bordo, não há botão de partida: basta colocar o câmbio em Drive ou Ré e acelerar. Aliás, há um botão giratório no console entre os bancos para ajustar o volume e dar o “Play” no som.
Os demais botões da cabine ficam nas portas – para acionar os vidros, por exemplo – e no volante. Inclusive, é por meio dele que é feito o ajuste dos retrovisores, bem como os de altura e profundidade da coluna de direção. Tudo é operado a partir do multimídia de 14,5 polegadas. A tela vertical agora tem barras fixas no rodapé inferior e traz o software Google Built-In, além de internet própria, com atualizações remotas “OTA” (“Over The Air”).
Uma coisa bem legal é que o multimídia não depende de smartphone. Há conexão sem fio e espelhamento via Apple Carplay para quem usa iPhone. Entretanto, basta fazer login na conta Google (via Gmail) e aplicativos como Spotify podem ser acessados sem o celular a bordo. A tela também tem menus específicos para os assistentes semiautônomos de condução (pacote ADAS) e outros ajustes, como o modo off-road, que aprimora a tração.
Volvo EX90 promete ser ‘pedra no sapato’ de SUVs alemães
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Equipado com um sensor LiDar na frente, oito câmeras, cinco radares e 12 sensores ultrassônicos, o Volvo EX90 não economiza em tecnologia. Ao volante, isso ficou evidente, sobretudo na pista de gelo, onde o carro desliza o tempo todo. Foi extremamente divertido, mas também uma prova definitiva da grande capacidade do SUV de distribuir potência e torque e corrigir qualquer desvio de trajetória. Tudo feito em fração de segundo.
Para além da tecnologia, o EX90 tem o trunfo dos 7 lugares, algo que alguns rivais diretos não oferecem. Por exemplo, o BMW iX, que parte de R$ 726.950 na versão xDrive 40 com 326 cv. Só que o desempenho do Volvo é ainda melhor. Seus 524 cv e 92,8 mkgf de torque são poderosos. E a arquitetura elétrica, com a bateria de 111 kWh e longo alcance, permite carregamento ultrarrápido em estações de alta potência (recupera 80% em 30 minutos).
Por fim, há o visual bastante moderno. Os faróis mantém o estilo “Martelo de Thor”, mas são pixelados. A dianteira é quase igual à do EX30, mas a traseira tem linhas mais elegantes e verticais. O conjunto óptico é dividido em duas partes e forma pequenas listras que descem pelas colunas. O nome Volvo fica em destaque no meio da tampa, com as lanternas em formato de “C”. Agora resta aguardar o preço, que deve ficar acima de R$ 700 mil.
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PRÓS
Desempenho é forte e SUV é bastante espaçoso e luxuoso por dentro; nível tecnológico e longa autonomia também são trunfos;
CONTRAS
Minimalismo em relação aos botões pode desagradar motoristas tradicionais e bateria requer até 10 horas de carga em Wallbox de 11 kW.
FICHA TÉCNICA
EX90 Ultra TwinMotor Performance
Motor: Dois elétricos, um em cada eixo
Potência máxima combinada: 517 cv (380 kW)
Torque máximo combinado: 92,8 mkgf (910 Nm)
Câmbio: Automático
Bateria: 111 kWh
Autonomia: 458 km (PBVE)
Comprimento: 5,03 m
Distância entre-eixos: 2,98 m
Altura: 1,74 m
Largura: 1,96 m
Altura do solo: 21,2 cm
Porta-malas: 310 l (7); 655 l (5) e 1.915 l (2) + 46 litros (frente)
Aceleração 0-100 km/h: 4,9 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Preço: Indefinido
*Viagem a convite da Volvo Car Brasil
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