O Volkswagen T-Cross completou 500 mil unidades em São José dos Pinhais (PR). Mas outra informação durante a comemoração chamou mais atenção. Pela primeira vez a marca falou abertamente que vai produzir uma inédita picape também na unidade fabril paranaense.
Do projeto, conhecido como Udara, sairá uma caminhonete intermediária para concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana. O lançamento deve acontecer entre o final deste ano e o início de 2026. O nome final, no entanto, deve ser outro. Tarok, nomenclatura do conceito lá de 2018 (foto) é o mais óbvio, mas fontes ligadas à marca descartam esta opção.
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Volkswagen e mais planos no PR
A confirmação é de César Drazul, responsável pela fábrica da Volkswagen no Paraná. “Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma pick-up inédita para o mercado brasileiro e exportação, será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento”. O aporte a que Drazul se refere é o de R$ 3 bilhões anunciado no ano passado e que vai diretamente na linha de montagem.
Ademais, a caminhonete vai usar a mesma base de Polo, Virtus e do próprio T-Cross, a MQB A0. O futuro produto deve ainda pegar emprestado diversos componentes do SUV, como suspensão e freios. Já a motorização é o maior mistério. O famoso 1.4 TSI de 150 cv terá um substituto a médio prazo por um motor eletrificado (híbrido leve, no caso). E o 1.0 TSI de 128 cv? Pode não ser a força ideal para a proposta da picape.
Além da picape, o montante vai para a produção do Virtus. A Volkswagen vai transferir parte da fabricação do sedã para a unidade no Sul do País. E, por fim, abrir espaço em São Bernardo do Campo (SP) para a construção de um novo veículo ainda não divulgado.
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