Depois de chocar o mundo com seu novo posicionamento global, a Jaguar põe em prática suas estratégias. A marca britânica, que agora só vai fabricar carros elétricos, já testa o que pode vir a ser o primeiro lançamento desta nova fase. Trata-se do Type 00, um sedã com ares cupê, que agora foi flagrado na Espanha pelo canal NCars.
Testado milhares de quilômetros virtualmente, o modelo surge fisicamente com bastante camuflagem. Apesar disso, é possível ver alguns traços visuais, como o longo capô, típico dos grand tourer (GT) e a grade em formato de ‘boca’ bem parruda. Os faróis, no entanto, são mais retilíneos e não mais com elementos arredondados. O primeiro modelo reimaginado da marca terá produção em Solihull, no Reino Unido, em uma arquitetura elétrica dedicada chamada JEA (Jaguar Electrical Architecture).
Especificações técnicas ainda não surgiram oficialmente, mas a Jaguar trabalha com uma meta ousada: quase 800 km de autonomia. Ou seja, espere uma bateria gigantesca. A fabricante quer um poder de recarga igualmente superlativo e espera que, em 15 minutos e em carregadores ultrarrápidos, o novo modelo ganhe mais de 300 km de alcance. Quanto à potência, a imprensa britânica especula que o Type 00 (que não deve manter esse nome no lançamento) terá ao menos 550 cv de potência.
Jaguar em outro patamar
BMW? Audi? Mercedes-Benz? Nada isso. A ‘nova’ Jaguar quer subir o degrau e rivalizar com fabricantes do calibre de Porsche, Bentley e até Aston Martin. Tanto que a faixa de preço do Type 00 deve ficar entre US$ 150 mil e US$ 200 mil. O objetivo da Jaguar Land Rover (JLR) é apostar no valor agregado e margem de lucro bem maior que antes. A expectativa é que esta nova fase da marca comece a se concretizar no final deste ano, justamente com o lançamento do sedã elétrico.

Enquanto isso, a Jaguar lida com diversas críticas por causa da mudança 180° no posicionamento. Tanto que a fabricante já veio a público pedir um pouco de paciência aos fãs. “Confie e não julgue de imediato”, disse o perfil oficial em uma postagem nas redes sociais.. A renovação, de acordo com a Jaguar, será o maior salto em seus 102 anos de história. Como parte da reformulação, a montadora britânica revelou um novo logotipo, além de uma campanha digital que gerou muita controvérsia.