A partir desta sexta-feira (28), São Paulo vai enfrentar mais uma onda de calor, na qual os termômetros devem registrar temperaturas cerca de 5oC acima da média. Por isso, rodar sem ar-condicionado no carro pelo trânsito pesado da capital paulista pode se tornar um desafio. Outros estados também vão sofrer com o clima quente nos próximos dias, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Nessas condições, os motoristas costumam usar o equipamento com mais frequência e em potência máxima. O uso intensivo do ar-condicionado requer cuidados para garantir o bom funcionamento do sistema, além de prolongar sua vida útil.
Atualmente, o ar-condicionado é um item não só de conforto, mas também está ligado à segurança, já que evita que os ocupantes fiquem expostos ao deixar os vidros abertos. Também precisa estar com a manutenção em dia para garantir a qualidade do ar no interior da cabine. Se bem conservado, não trará dores de cabeça para o proprietário, pois pode sair caro se o equipamento precisar de conserto.

Dicas para o melhor funcionamento do ar-condicionado
- 1 – Verifique o estado do filtro de cabine – Substitua o filtro de cabine conforme as recomendações do fabricante no manual do proprietário. Um filtro em boas condições contribui para a qualidade do ar, bem como bloqueia odores e retém poluentes.
- 2 – Use seu ar-condicionado regularmente – Mesmo em dias mais amenos, é essencial ligar o ar-condicionado para manter a lubrificação e o funcionamento dos componentes. O uso constante ajuda a garantir a circulação do gás do aparelho, o que resulta em um resfriamento mais rápido.
- 3 – Tenha cuidado com a recirculação do ar – Entretanto, a recirculação pode diminuir a durabilidade do filtro e criar um ambiente com ar “viciado”. Por isso, utilize-a com parcimônia. Renovar o ar da cabine com frequência evita o acúmulo de dióxido de carbono, que pode reduzir o nível de oxigênio no ambiente e causar desconforto.
- 4 – Sistema Start/Stop pode ser um incômodo no calor – Carros mais modernos trazem de fábrica o sistema Start/Stop, que desliga o motor do veículo em determinadas situações para poupar combustível. O problema é que a maioria dos sistemas de ar-condicionado utilizam compressor mecânico. Ou seja, é necessário que o motor do carro esteja ligado. Por isso, nos dias de temperatura mais alta, é bom desligar o Start/Stop.
- 5 – Mais que luxo, ar-condicionado é item de segurança – Além da questão da exposição dos ocupantes com vidros abertos, o funcionamento correto do ar-condicionado é vital para evitar o embaçamento dos vidros em dias mais quentes. Isso melhora a visibilidade do motorista.
- 6 – Cuidado com a exposição solar – Nos dias mais quentes, o painel do carro tende a absorver e reter muito calor, especialmente os com acabamento de couro. Ao entrar no carro, o ideal é abrir as janelas por alguns minutos antes de ligar o ar-condicionado, permitindo que o calor acumulado se dissipe. Ligar o sistema imediatamente pode sobrecarregá-lo e reduzir sua eficiência, além de aumentar o consumo de combustível.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!