Depois de enfrentar uma queda significativa em 2024, fechando o ano com -5,9% nas vendas, os carros elétricos registraram alta de 37,3% na Europa em janeiro, com mais de 166 mil emplacamentos. O declínio desse mercado acendeu um alerta nos países da União Europeia, que estudam um pacote de incentivos dos governos dos Estados-membros para esse mercado. Se o restante de 2025 continuar nesse ritmo, contudo, as montadoras poderão respirar aliviadas.
De acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea), os países que registraram os maiores crescimentos no segmento de elétricos foram Itália (+126,2%), Dinamarca (+123,3%), Noruega (+ 89,8%), Alemanha (+53,5%) e Espanha (+48,5%). Já a França foi um dos poucos países com queda, mas com pouca relevância (-0,5%).
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Apesar dos números otimistas, as vendas ainda estão abaixo do esperado pelas fabricantes para cumprir as metas de emissões impostas pela UE até o fim deste ano. Em relação às marcas, Volkswagen (+203%), com crescimento de ID.3, ID.4 e ID.7, e BMW (+36%), cujas vendas do iX1 dispararam, foram as empresas que mais contribuíram para o aumento nas vendas de elétricos na região no mês passado.
A Tesla, entretanto, não acompanhou o bom momento das rivais. As vendas da montadora de Elon Musk registraram queda expressiva de 46% em janeiro, emplacando apenas 10.491 unidades. As potêmicas envolvendo o CEO com o novo governo Trump podem ser uma das explicações para que os consumidores rejeitassem os carros da marca. Mesmo assim, o Model Y ficou com a vice-liderança nas vendas do último mês, com 6.066 licenciamentos.
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