Quando se pensa em competição, logo vem à mente aqueles carros superesportivos, dotados de motores para lá de potentes. Mas, acredite, a Rauh Racing vai participar das 24h de Nürburgring (Alemanha), de 2026, com um Renault Twingo.
Contudo, além da carroceria, nada será como o compacto que circulou no Brasil na década de 1990. Afinal, a empresa alemã recorreu, por exemplo, ao motor 2.0, naturalmente aspirado, do Clio Sport. Embora sua potência original seja de 172 cv, haverá preparação para chegar aos 200 cv. Como cada quilo conta nessa prova, cabe ressaltar que a versão de pista do veterano hatch deverá girar em torno dos 850 kg.
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Além disso, outros componentes também virão do irmão mais novo, como o câmbio manual de cinco marchas e o sistema de freios, por exemplo. O modelo ganha, ainda, freios mais potentes e suspensão ajustável da D2 Racing. E terá rodas de 15″.
Ideia e realização
Para quem está se perguntando o motivo de a empresa escolher um Twingo em meio à tantas outras opções, a resposta é simples: vontade. A ideia partiu dos irmãos Filip e Felix Rauh, dois entusiastas alemães. A princípio, foi necessário consultar os regulamentos da prova. Daí, ficou clara a possibilidade de poder participar com o Twingo. Dentre os requisitos, dá para trocar o motor original (no caso, um 1.2 de 54 cv) por outro, contanto que seja de origem da mesma fabricante.
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Foi aí que a dupla adquiriu um Twingo 1995 em excelente estado, com apenas 67 mil km rodados e, assim, começou a ‘brincadeira’. O novo motor já foi colocado no compacto. Isso, contudo, exigiu novos suportes, semieixos encurtados e uma nova posição para o alternador.
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Faltam, portanto, construir a gaiola de proteção dentro do habitáculo (aprovada pela FIA), além de suspensão personalizada, novo sistema de escape e outros pontos. Talvez o clássico tom verde saia de cena, mas tudo vai depender dos patrocinadores. Quem quiser acompanhar o trabalho, a Rauh Racing tem uma página dedicada à isso no Instagram.
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