A Volvo Car Brasil iniciou a pré-venda do EX90, seu novo SUV de 7 lugares 100% elétrico. Inédito na gama da marca, o utilitário é o carro mais seguro já feito pela empresa. Por aqui, o modelo desembarca na versão topo de linha Ultra, repleto de tecnologias de última geração. Com mais de 5 metros de comprimento, o Volvo EX90 passa a ser o veículo mais caro da montadora no País. E coloca a marca em disputa direta com BMW e Mercedes-Benz.
Equipado com dois motores elétricos poderosos e tração integral, o novo SUV elétrico chega, portanto, para reinserir a marca sueca no segmento de luxo. A potência combinada chega a 524 cv e o torque máximo instantâneo é de expressivos 92,8 mkgf. O desempenho garante aceleração de 0 a 100 km/h digna de carro esportivo: 4,9 segundos. Além disso, a bateria de 111 kWh instalada sob o assoalho oferece alcance de 458 km pelo Inmetro.
Jornal do Carro já acelerou o Volvo EX90

O novo SUV elétrico tem no tamanho um de seus trunfo. São 5,03 metros de comprimento, 1,74 m de altura, 1,96 m de largura e 2,98 m de distância entre-eixos. Assim, oferece 7 lugares a bordo e porta-malas generoso, que varia de 310 litros a 655 litros nas configurações de sete e cinco lugares. Já com as duas fileiras de bancos rebatidas, são 1.915 litros de volume. E tem um compartimento de 46 litros sob o capô – afinal, não há motor no cofre.
O interior do SUV de 7 lugares também impressiona pelo modernismo. O acabamento reúne materiais ecológicos e reciclados, mas tudo é muito caprichado. A versão que aceleramos na Suécia tem tudo o que se pode esperar em um modelo topo de linha: o painel tem molduras centrais que lembram madeira, com iluminação; há massageador nos bancos dianteiros; o ar-condicionado é de quatro zonas com saídas de ventilação na terceira fila.
O conjunto elétrico reúne dois motores, um em cada eixo, tração integral, 524 cv de potência (380 kW) e torque máximo imediato de 910 Nm (o equivalente a 92,8 mkgf).
Novo SUV aposta alto em tecnologia

Além de ser o mais seguro, o EX90 é também o carro mais tecnológico já feito pela Volvo. Isso fica nítido até mesmo antes de entrar no SUV. Há a chave tipo controle, mas o motorista pode usar um cartão (como o de crédito) ou mesmo uma chave digital no smartphone. Uma vez a bordo, não há botão de partida: basta colocar o câmbio em Drive ou Ré e acelerar. Aliás, há um botão giratório no console entre os bancos para ajustar o volume e dar o “Play” no som.
Os demais botões da cabine ficam nas portas – para acionar os vidros, por exemplo – e no volante. Inclusive, é por meio dele que é feito o ajuste dos retrovisores, bem como os de altura e profundidade da coluna de direção. Tudo é operado a partir do multimídia de 14,5 polegadas. A tela vertical agora tem barras fixas no rodapé inferior e traz o software Google Built-In, além de internet própria, com atualizações remotas “OTA” (“Over The Air”).
O Volvo EX90 tem preço sugerido de R$ 849.990 (leia aqui a avaliação).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!