É chegada a hora. Neste domingo, a Volkswagen vai revelar o seu principal lançamento de 2025. Talvez, até, a maior novidade da marca mundialmente neste ano. Trata-se do VW Tera, SUV pequeno inédito feito sobre a base do Polo (MQB-A0) e que deverá ser um dos modelos mais acessíveis da categoria. Para aquecer os tamborins, a marca alemã divulgou uma imagem do carrinho em meio a uma chuva de confetes e com uma passista ao lado.
O motivo é que a estreia do VW Tera será em plena Marquês de Sapucaí, no Sambódromo do Rio de Janeiro, onde ocorre o mais famoso desfile de Escolas de Samba do mundo. Pois é lá, nessa atmosfera festiva, que a montadora vai revelar mundial o seu novo SUV de entrada. Com cerca de 4 metros de comprimento, o pequeno utilitário será opção abaixo de Nivus e T-Cross, dupla que vem dando alegrias à marca alemã nas vendas.
VW Tera promete mais robustez, com preço de Polo

Nos últimos anos, principalmente depois do período de Pandemia, os preços dos carros dispararam. Isso fez com que as montadoras apostassem em SUVs menores. O que se chamava de SUV compacto já não oferece mais preço de entrada. Modelos como T-Cross e Nivus partem de R$ 120 mil e, nas versões de topo, chegam a custar quase o valor de SUVs médios, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Por isso, a necessidade de SUVs menores.
A Fiat correu na frente e lançou o Pulse em 2022. Em seguida, a Renault veio com o Kardian, em 2024. Pois o VW Tera vai disputar vendas justamente com estes dois modelos, porém, conforme o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, podemos esperar volumes bem maiores para o novo SUV de entrada da marca alemã. Por isso, é possível – e provável – que o modelo tenha preços bem competitivos e versões básicas com motor 1.0 com câmbio manual.
Como será o inédito VW Tera

Por enquanto, seguimos com recortes que mostram partes do novo SUV. Entretanto, tal como mostramos aqui no Jornal do Carro, flagras recentes revelaram o VW Tera quase sem camuflagem. O modelo parece bem mais parrudo que o Polo, com suspensão mais alta e linha de cintura ascendente. A traseira terá lanternas em posição elevada, o que vai ajudar a dar essa impressão de ser um carro maior. O visual, por sua vez, promete ser moderninho.
Nas imagens que antecipam a estreia no Carnaval do RJ, é possível ver novos elementos do carro, como a assinatura de LEDs diurnos nos faróis. Além disso, uma das imagens mostra as calotas do carro, e deixa claro que o novo SUV terá um pé no custo-benefício. Entretanto, para o lançamento, que deve ocorrer até o meio do ano, o VW Tera terá versões mais completas e mecânica mais potente. Espera-se que o crossover tenha o motor 1.0 170 TSI.

Assim como no Polo, o 1.0 turboflex deve manter a potência máxima de 116 cv (com etanol). Acredita-se também que o SUV tenha opções de câmbios manual e automático. Conforme o site Autos Segredos, o VW Tera terá de saída duas versões de acabamento, ambas com assistentes ADAS de condução semiautônoma. Já os preços devem ficar próximos ao do Polo Highline (R$ 127.490). Ou seja, próximo de Nivus e T-Cross Sense, porém completo.
O VW Tera será feito na fábrica de Taubaté, no interior paulista. O lançamento é esperado para abril, com entregas a partir do meio do ano. O mini SUV faz parte da ofensiva de 16 novos produtos até 2028.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!