A Renault realizou atualizações no motor 1.6 SCe flex do Duster 2026 para atender às exigências do Proconve L8. A informação, previamente apurada pelos colegas do Autos Segredos, indica que o propulsor agora entrega 112 cv com etanol e 109 cv com gasolina a 5.500 rpm, além de torque de 15,6 mkgf (etanol) e 15,3 mkgf (gasolina). Associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático CVT de seis marchas simuladas, o SUV atinge a velocidade máxima de 167 km/h com ambos os combustíveis.
No desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos com gasolina e 11,4 segundos com etanol no câmbio manual, enquanto no CVT os tempos são de 13,1 s e 12,9 s, respectivamente.
Modelo está ligeiramente mais econômico

Em relação ao consumo, o Duster 1.6 SCe manual registra 11,5 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina, enquanto com etanol, esses números caem para 7,6 km/l e 8,5 km/l. Já nas versões com câmbio CVT, o SUV marca 10,8 km/l em ciclo urbano e 11,4 km/l no rodoviário com gasolina, e 7,5 km/l e 8,3 km/l, respectivamente, com etanol. Essas mudanças refletem um leve ganho de eficiência em comparação com a linha 2025, ainda que ao custo da perda de potência, por exemplo.
A versão topo de linha Iconic Plus do Duster 2025 é equipada com o motor 1.3 TCe Flex. Que agora gera 163 cv com etanol e 156 cv com gasolina, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 27,5 mkgf com etanol e 25,5 mkgf com gasolina, disponível a 3.750 rpm. Assim, esse propulsor turbo está acoplado ao câmbio CVT de oito marchas simuladas, permitindo ao SUV atingir a velocidade máxima de 180 km/h. O desempenho de 0 a 100 km/h permanece em 9,5 segundos independentemente do combustível utilizado.
Contudo, o consumo do Duster 1.3 TCe também sofreu alterações. Agora, o modelo faz 10,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Já com etanol, os números são de 7,5 km/l em ciclo urbano e 8,6 km/l no rodoviário. Entretanto, apesar da redução de potência em relação à linha anterior, a eficiência energética melhorou ligeiramente.
Renault Duster 1.6 SCe perdeu potência por conta de emissões

As mudanças mecânicas nos motores da linha 2025 foram necessárias para adequação às normas do Proconve L8. Em comparação com a geração anterior, o motor 1.6 SCe perdeu cerca de 8 cv. Enquanto o motor 1.3 TCe teve redução de 7 cv usando gasolina e 6 cv com etanol. O torque do motor turbo manteve-se em 27,5 mkgf com etanol e 25,5 mkgf com gasolina. Enquanto a motorização aspirada viu seu torque cair de 16,5 mkgf para 15,6 mkgf com etanol e 15,3 mkgf com gasolina.
Contudo, os preços da linha 2025 variam conforme a versão. O Duster Intense Plus 1.6 SCe MT custa R$ 132.990, enquanto a versão CVT sai por R$ 142.090. O Duster Iconic Plus 1.6 SCe CVT custa R$ 151.690, e a versão topo de linha Iconic Plus 1.3 TCe CVT é oferecida por R$ 165.890. Com essas atualizações, a Renault busca manter o SUV competitivo dentro do segmento, por exemplo.
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