O BMW Group se tornou o primeiro fabricante automotivo do mundo a lançar um sistema nervoso digital para todos os segmentos de veículos. Mais inteligente, potente e eficiente, a tecnologia fará sua estreia nos modelos elétricos da Neue Klasse. O sistema conta com quatro computadores de alto desempenho, chamados de “Super Brains”, que gerenciam funções essenciais como entretenimento, direção automatizada, dinâmica de condução e conforto.
Esses supercomputadores oferecem um poder de processamento 20 vezes maior que o da geração atual e já foram projetados para futuras atualizações com tecnologia de inteligência artificial.

Um dos diferenciais do novo sistema é o chicote elétrico simplificado, que utiliza 600 metros a menos de fiação. Além disso, reduz o peso em 30% em relação às versões anteriores. Assim, o cabeamento é distribuído em quatro zonas do veículo — dianteira, central, traseira e teto — e conectado a unidades de controle menores, os controladores zonais. Estes ficam responsáveis por gerenciar e consolidar o fluxo de dados. Esse avanço permite uma fiação mais curta, fina e leve, otimizando a estrutura eletrônica do automóvel.
Além disso, outro componente inovador são os “Smart eFuses”, fusíveis digitais que substituem até 150 fusíveis convencionais. Esses dispositivos possibilitam a distribuição de energia de forma programável e controlada digitalmente. Assim permitindo a ativação seletiva de componentes conforme o estado do veículo, como dirigir, estacionar ou carregar. Esse mecanismo contribui para uma economia de energia 20% maior, tornando os novos modelos mais eficientes.
Novo sistema da BMW equipará elétricos da linha Neue Klasse

Assim, a nova arquitetura eletrônica é a base para a próxima geração de veículos Software-Defined Vehicles (SDV) da BMW. O primeiro modelo totalmente elétrico da Neue Klasse entrará em produção ainda este ano na fábrica de Debrecen, na Hungria. A estrutura avançada de software permite o desenvolvimento contínuo de funções digitais em plataformas estáveis. Assim garantindo evolução tecnológica sem a necessidade de grandes reformulações a cada nova geração de veículos.
Entretanto, para viabilizar a inovação, a BMW investiu em uma rede global de desenvolvimento de software. Equipes trabalham em mais de 1.000 módulos de software, 20 GB de dados e 500 milhões de linhas de código. Todas integradas aos Super Brains e à arquitetura eletrônica do veículo.
A empresa criou o ambiente de desenvolvimento “CodeCraft”, que opera na nuvem com até 75.000 CPUs virtuais, suportando mais de 10.000 desenvolvedores simultaneamente e processando 200.000 compilações de software por dia. Seja como for, com isso, a BMW aumenta sua produtividade em mais de 130 vezes em relação a uma década atrás, por exemplo.
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