A Volkswagen promoveu um evento nesta semana em sua fábrica de Taubaté (SP) para anunciar o início de produção do Tera. Colaboradores e autoridades receberam o novo SUV compacto com grande festa. E não é para menos. Feito sobre a base do Polo, o VW Tera é o maior lançamento recente da marca no País. O modelo chega para ser um dos SUVs mais vendidos do País.
Para produzir o Tera, a Volkswagen precisou modernizar a linha de montagem da fábrica no interior paulista. A montadora comprou, por exemplo, 347 novos robôs para o setor de armação, onde as chapas de aço são soldadas e formam o chassi do carro. Já a área de pintura teve a linha adaptada para realizar a pintura bi-tone (teto preto).
Outra mudança importante em Taubaté foi feita no setor de montagem final, com aumento de capacidade e automatização de processos. Isso permitiu adicionar ao novo SUV recursos modernos do pacote ADAS (Advanced Driver Assistance System). Entre os sistemas, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Início de vendas do Volkswagen Tera
A Volkswagen ainda não deu uma data exata do início das vendas do seu novo SUV. Entretanto, confirmou que o lançamento será entre abril e junho. Por enquanto, a montadora mostrou apenas a versão topo de linha do VW Tera com o pacote Outfit, que incluí detalhes estéticos, como peças com acabamento em preto piano e teto bi-tone.
Com tamanho próximo ao do hatch Polo, porém mais alto e com desenho bem vertical, o VW Tera será o SUV de entrada da marca alemã, abaixo, portanto, do Nivus e do T-Cross. Por isso, promete ser também o mais acessível.
Mas apesar disso, o conteúdo será vasto na versão com o pacote Outfit. Há, por exemplo, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, faróis e lanternas com iluminação de LEDs e bancos forrados com couro. A lista traz ainda o multimídia VW Play com tela central de 10 polegadas em formato de tablet. E o novo SUV vai contar com chip de internet de fábrica, o que permitirá baixar aplicativos e atualizações.

Por fim, o desempenho promete ser bom. O Volkswagen Tera virá com o motor 170 TSI 1.0 turboflex, de três cilindros e capaz de gerar 116 cv e 16,8 mkgf de torque máximo. Além disso, o mini SUV terá opções de câmbios manual (5 marchas) e automático (6 velocidades). Freios a discos nas quatros rodas e seis airbags serão de série nos modelos com motor turbo. E ainda tem pacote Adas. Ou seja, promete nota alta nos testes de colisão do Latin NCAP.
Quanto vai custar o Volkswagen Tera?
Por enquanto, não há preço oficial. Mas a VW vai posicionar o Tera acima do Polo e abaixo do Nivus. Ou seja, esperamos preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Isso porque, além das versões turbo, o novo SUV deverá ter uma configuração de entrada com motor 1.0 MPI de até 84 cv (com etanol) e câmbio manual. Com este conjunto, poderá surpreender e chegar como um dos SUVs mais baratos do País. A conferir.