A Renault resgata um de seus modelos mais icônicos com o lançamento do R5 Turbo 3E, uma versão moderna e totalmente elétrica do lendário Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 1980. Posicionado como um “mini-supercarro”, e com uma plataforma desenvolvida pela Alpine, o hatch esportivo conta com dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras, e entrega 540 cv. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em menos de 3,5 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 270 km/h.

A estrutura leve e resistente do Renault 5 Turbo 3E foi projetada em carbono e alumínio, garantindo um peso total de aproximadamente 1.450 kg, mesmo com a bateria de 70 kWh. Sua arquitetura elétrica de 800V permite carregamento rápido: em apenas 15 minutos, é possível recuperar de 15 a 80% da bateria em carregadores de 350 kW. A autonomia estimada ultrapassa os 400 km no ciclo misto WLTP. Além disso, o modelo conta com tecnologias como a recarga bidirecional da Mobilize e sistemas de condução ajustáveis, incluindo modos Regular, Snow, Sport e Race, com a função “drift assist” para uma experiência mais dinâmica.
Inspirado no R5 Turbo original, o design do Turbo 3E preserva elementos clássicos, como os faróis quadrados e os para-lamas alargados. Assim, incorporando toques modernos como iluminação LED e um spoiler traseiro marcante. Suas dimensões reforçam o caráter esportivo: 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e somente 1,38 metro de altura. Além disso, o entre-eixos acabou ampliado para 2,57 metros, melhorando a estabilidade e a distribuição de peso. A aerodinâmica, aliada ao centro de gravidade baixo, assegura agilidade ao carrinho, por exemplo.
Esportivo elétrico da Renault tem visual retrô e interior moderno

Assim, o interior reflete o espírito do esportivo, com bancos concha equipados com cintos de seis pontos, materiais de alto padrão como couro Alcantara e componentes em carbono para redução de peso. A tecnologia embarcada é destaque, com duas telas OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas exibindo informações de condução, navegação e multimídia. Além disso, o sistema OpenR Link, já presente nos Renault 5 e 4 E-Tech elétricos, traz integração com Google, oferecendo acesso a serviços como Google Maps. O freio de mão vertical no estilo rali reforça o compromisso com a esportividade, por exemplo.
Contudo, a exclusividade também faz parte da proposta do R5 Turbo 3E, que será produzido em apenas 1.980 unidades numeradas. Isso faz referência ao ano de lançamento do primeiro R5 Turbo. Os clientes poderão escolher o número da placa e terão diversas opções de pintura e acabamentos internos. Incluindo cores icônicas como Vermelho Grenade e o clássico esquema amarelo, branco e preto do modelo “Tour de Corse 1982”.

Seja como for, as reservas serão abertas nas próximas semanas, e as primeiras entregas estão programadas para 2027. Com essa reinterpretação elétrica do lendário R5 Turbo, a Renault reafirma seu compromisso com a esportividade, criando um compacto de alto desempenho. O Turbo 3E não apenas celebra o passado, mas também aponta para o futuro dos elétricos, combinando nostalgia e potência.
O Jornal do Carro também está no Instagram!