A BYD mostra na China uma tecnologia que promete mudar a experiência com carros elétricos. A marca chinesa lança a Super e-Plataform, uma plataforma (e bateria) que consegue suportar até 1 megawatt (1.000 kW) de potência na recarga. Isso significa que, na velocidade de carregamento máxima, o veículo ganha 2 quilômetros de autonomia por segundo.
Dessa forma, a recarga leva só 5 minutos, tempo equivalente ao abastecimento de um veículo a combustão. E entrega uma autonomia de 400 km. Com o suporte de tensão (1.000V) e corrente (1.000A), a bateria alcança a maior potência de carregamento em veículos de produção no mundo. Do eletrodo positivo ao negativo, foram construídos canais ultrarrápidos para íons, reduzindo a resistência interna da bateria em 50%. A tecnologia é exclusivamente da China e estreia nos modelos Han L e Tan L.
O SUV de mais de 5 metros de comprimento e sete lugares tem dois níveis de potência: 670 cv ou impressionantes 1.086 cv. O zero a 100 km/h leva 3,6 segundos na opção mais potente. Por outro lado, a bateria é de 100,5 kWh que, dependendo da versão, pode ter até 700 km de autonomia.
BYD e os carregadores?
Ademais, o sedã também traz a configuração de um motor elétrico (670 cv) ou dois, que extrapolam os 1.000 cv. A bateria, no entanto, é de 83,2 kWh, mas o Han consegue rodar perto de 700 km, de acordo com o otimista padrão de medição chinês. O zero a 100 km/h, por sua vez, é de 2,7 s.
Por fim, para carregar um carro a 1.000 kW é preciso estações de recarga que vão além de ultrarrápidas. E marca chinesa pensou nisso. “A BYD desenvolveu o primeiro sistema de terminal de carregamento de Megawatt ultrarrápido com resfriamento líquido do mundo, com uma capacidade máxima de saída de até 1.360 kW. No futuro, planejamos construir mais de 4.000 estações de recarga ultrarrápidas na China”, afirma Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD e presidente do Instituto de Pesquisa em Engenharia Automotiva.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!