Audi/Divulgação

Audi TT pode retornar em nova geração para resgatar esportividade da marca

CEO da Audi, Gernot Döllner, reconhece que lacuna deixada pelo TT existe; momento da marca é de renovação de portfólio, mas delicado

Por Rodrigo Tavares 21 de mar, 2025 · 3m de leitura.

Não é novidade que a Audi promoveu mudanças consideráveis em seu line-up recentemente, onde esportivos como o compacto TT e potente R8 saíram de linha. Entretanto, o vazio deixado pelo fim dos esportivos levou o CEO da Audi, Gernot Döllner, a reconhecer a lacuna deixada, e um esportivo volta a fazer parte dos planos da montadora alemã.

Assim, durante a apresentação de resultados de 2024, o executivo afirmou que a empresa está empenhada em achar o momento certo para reintegrar um esportivo à sua linha novamente. Contudo, o momento da Audi é de renovação. Onde recentemente ocorreu o corte de 7.500 empregos, bem como o lançamento de modelos novos para as categorias de maior volume.

Novo esportivo da Audi não será releitura do TT

tt
Audi/Divulgação

Durante a fala, o TT dominou o assunto como um ponto nostálgico da história da marca. Foi dito até que o novo chefe de design da Audi, Massimo Fascella, é grande fã do esportivo compacto. Seja como for, apesar da inspiração do TT para um novo esportivo, o CEO garante que o novo modelo não será uma reformulação do passado.

O pensamento é semelhante ao abordado pela empresa-irmã Lamborghini, por exemplo. Seja como for, ainda trata-se de um momento delicado. Onde a Audi ainda trabalha na eletrificação de sua linha de modelos, enquanto as vendas de EVs vem caindo em mercados ao redor do mundo. Dificulta-se conciliar um novo esportivo de renome, quando se precisa cumprir metas previamente definidas.

Ou seja, o futuro reserva o destino do sucessor do TT. Uma possível parceria com a Porsche, com o empréstimo da futura plataforma elétrica dos esportivos 718 Boxster e Cayman, pode dar os fundamentos para o futuro esportivo da Audi. Além disso, detalhes que remetam à história do modelo também são bem-vindos.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW Tera: fomos conhecer o novo SUV compacto da marca! Veja as primeiras impressões