Mercedes-Benz EQS 450 SUV
Daniel Teixeira/Estadão

Mercedes-Benz EQS 450 SUV é limusine elétrica com cabine e direção impressionantes

SUV de 7 lugares tem 5,12 metros e uma bateria de 118 kWh que alcança até 470 km pelo Inmetro; Mercedes-Benz EQS é pura tecnologia a bordo

Por Diogo de Oliveira 26 de mar, 2025 · 14m de leitura.

Atual suprassumo elétrico da Mercedes-Benz, o EQS 450 SUV é daqueles carros superlativos em tudo. O tamanho, por exemplo, chama logo a atenção: 5,12 m de comprimento e uma distância entre-eixos de 3,21 m – ou seja, quase uma limusine. Ao mesmo tempo, é alto (1,72 m) e largo (1,96 m). Com essas medidas, é um dos poucos SUVs de luxo 100% elétricos com até 7 lugares.

A questão do espaço evidentemente é um ponto importante em um SUV desse porte, mas o EQS vai muito além disso. Não se trata de espaço. Sua cabine é altamente tecnológica e com uma riqueza incrível de materiais. Afinal, é preciso justificar, em parte, o valor de tabela de R$ 939.900. O SUV elétrico é o Mercedes-Benz mais caro abaixo da linha esportiva AMG.

Mercedes-Benz EQS 450 SUV
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Para alguns, talvez seja uma heresia pagar quase R$ 1 milhão em um SUV elétrico enorme. Mas é aí que o EQS pega. O modelo transborda sofisticação e luxo. Grande parte desse impacto vem do sistema MBUX Hyperscreen, que preenche todo o painel interno com três grandes telas com tecnologia OLED. O quadro de instrumentos e o display do passageiro têm 12,3 polegadas, enquanto o multimídia tem impressionantes 17,4 polegadas – é equivalente a uma tela de notebook daqueles com teclado numérico.

Além de permitir configurar uma vasta quantidade de recursos eletrônicos do carro, essa enorme tela central exibe mapas do GPS nativo com realidade aumentada. Assim, ao dar o zoom com os dedos, fazendo o mesmo movimento que se faz nas telas dos smartphones, é possível ver prédios históricos e locais famosos com texturas e cores bem realistas.

Luxo é um dos pontos altos do SUV

Mercedes-Benz EQS 450 SUV
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Estar a bordo do Mercedes-Benz EQS é quase uma experiência holística. Ao mesmo tempo em que os ocupantes são impactados pela alta tecnologia a bordo, a cabine entrega um ambiente caprichosamente decorado com couro nobre, molduras preto brilhante, peças prateadas e de metal e outras de madeira, como a tampa móvel que esconde um porta-objetos no console entre os bancos.

Com as três telas no painel, quase não há botões. Assim, o EQS pode desagradar o público mais conservador. Muitos dos comandos, aliás, são sensíveis ao toque, incluindo os botões no volante. Se serve de alento, temos o botão físico do volume do sistema de som premium 3D da Burmester. Fica no console. Além disso, para facilitar a vida, há uma barra fixa na parte inferior da tela central para ajustar o ar-condicionado, que tem quatro zonas.

Assistente virtual e sistema de odorização

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Vale dizer que o multimídia do EQS é muito rápido e fácil de operar. Há, inclusive, comando de voz que pode ser acionado no volante. Basta pressionar o botão e pedir algum ajuste que a Mercedes (assistente virtual) te ajuda. Por exemplo, “abrir persianas do teto” ou “ajustar a temperatura do ar-condicionado para 21ºC”. Isso facilita a vida. E traz uma mordomia a mais.

Por falar nisso, o Mercedes-Benz EQS tem massageadores nos bancos dianteiros. Basta acionar no menu Conforto, no multimídia, e escolher o programa (são vários). Tem até massagem que usa o sistema de aquecimento do banco. Um mimo e tanto. Mas tem vários outros. Por exemplo, ao desligar o carro, ou abrir a porta para entrar, o volante e o banco do motorista recuam para facilitar a entrada e a saída.

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Para completar, o SUV tem um sistema de odorização da cabine (Air Balance & Energizing), que ajusta as luzes ambientes e joga uma fragrância. Já pensou?

Mercedes-Benz EQS tem grande alcance elétrico

Com produção na fábrica da Mercedes-Benz no Alabama (EUA), o EQS 450 SUV traz dois motores instalados um em cada eixo. Estes geram 360 cv de potência máxima combinada e um torque instantâneo de 800 Nm (o equivalente a 81,5 mkgf). A tração é integral 4Matic sob demanda, com suspensão pneumática que faz o SUV parecer rodar sobre um tapete.

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Segundo a marca alemã, o EQS 450 – com seus 2.765 kg de peso – acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e alcança velocidade máxima de 210 km/h. Mas, apesar do desempenho forte, o SUV bem que poderia ser mais potente. Afinal, seu principal concorrente, o Volvo EX90, tem 524 cv e 92,8 mkgf de torque máximo combinado, com 0-100 km/h em 4,9 segundos.

Mas o SUV da Mercedes-Benz tem uma das maiores baterias disponíveis atualmente em um carro elétrico. São 118 kWh de capacidade, o que, segundo o Inmetro, entrega alcance de 470 km com a carga completa – no EX90 são 111 kWh e até 458 km. Assim, o EQS se destaca como um dos modelos com maior autonomia.

Para completar, a arquitetura elétrica suporta carregamento rápido em corrente direta (DC) de 200 kW. Neste caso, o SUV recupera de 10% até 80% da carga em cerca de 30 minutos. Já no Wallbox residencial de 11 kW em corrente alternada (AC), completar a bateria pode levar até 10 horas.

SUV elétrico faz curvas como poucos

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Em relação ao desempenho, o Mercedes-Benz EQS é muito competente nas acelerações, com saídas rápidas e até bem esportivas. Ao pisar fundo no pedal do acelerador, o SUV dispara e lança os passageiros contra os encostos dos bancos. Entretanto, com 360 cv de potência máxima e 2,7 toneladas, o SUV de 7 lugares da marca alemã não é um carro para acelerar forte. O foco a bordo e ao volante é o conforto, com muito silêncio e maciez a bordo.

Dito isso, vamos ao ponto alto: o EQS 450 SUV vem de fábrica com sistema de esterçamento do eixo traseiro. Com ele, as rodas de trás esterçam em até 10º na direção opostas às dianteiras, encurtando significativamente o diâmetro de giro e facilitando manobras de estacionamento.

Aliás, esse sistema combinado à suspensão pneumática faz do SUV elétrico da Mercedes-Benz um perito em curvas. É simplesmente impressionante a capacidade do modelo de fazer manobras em baixa e alta velocidades. Não há sustos e o SUV aponta nas curvas com grande precisão.

Medidas, volumes e equipamentos

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No visual, o EQS SUV tem o estilo dos carros elétricos da Mercedes-Benz. Ou seja, uma enorme grade frontal fechada, com acabamento preto brilhante e conectada aos faróis. A peça é decorada com dezenas de estelas de três pontas tridimensionais. Os faróis oferecem iluminação Full LED digital, com luzes dinâmicas e matriciais. Já as laterais tem linhas de cintura altas e rodas enormes de 21 polegadas com acabamento diamantado. E a traseira é marcada pelas lanternas unidas com tranças de LEDs nas pontas.

Além do visual imponente, o que chama atenção no SUV elétrico de 7 lugares são as dimensões. A distância entre-eixos, por exemplo, tem longos 3,21 metros. Já o comprimento de 5,12 metros entrega espaço farto inclusive para bagagens. O porta-malas tem capacidade de 645 litros na configuração para 5 pessoas. Mas as duas fileiras de bancos rebatidas, tem-se 2.100 litros de volume – cabe até um colchão de casal na cabine. E com 7 lugares, são 250 litros.

Mercedes-Benz EQS 450 SUV
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Em relação ao acabamento, o EQS 450 é pura ostentação. Há vasta forração de couro nos bancos, painel e nos forros de portas, peças de madeira e de aço escovado, bem como molduras em black piano. E tem mais um detalhe: os apoios de cabeça dianteiros e da fileira do meio trazem até almofadas.

Por fim, a lista de equipamentos tem tudo o que se pode querer. Há teto solar panorâmico, bancos dianteiros com massageadores, aquecimento e ventilação, bancos traseiros com ajustes elétricos, Head-Up Display com alertas dinâmicos de segurança, sistema de baliza automática, câmeras de visão 360º e multimídia conectado.

E na segurança, o EQS vem com um pacote ADAS repleto de assistentes de condução semiautônoma, como manutenção em faixa, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, entre outros.

Vale a compra?

Mercedes-Benz EQS 450 SUV
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Se você tem disponível quase R$ 1 milhão para gastar e deseja um carro elétrico moderno e avançado, o EQS 450 é um forte candidato. Nesta faixa de mercado, além de poucos modelos 100% elétricos, o SUV da marca da estrela é enorme e oferece 7 lugares. Com essa configuração, há somente um rival direto: o recém-lançado Volvo EX90, que custa R$ 90 mil a menos – e tem 524 cv de potência, mas minimalista diante do Mercedes-Benz, que ostenta uma cabine altamente tecnológica.

PRÓS

Luxo e tecnologia a bordo saltam aos olhos, com materiais sofisticados e o sistema Hyperscreen que combina três telas no painel; autonomia da bateria é realmente robusta;

CONTRAS

Porte grande do SUV exige cuidado em manobras e vagas maiores, e desempenho poderia ser melhor; faltam persianas nas janelas traseiras e mais aplicativos no multimídia.

FICHA TÉCNICA

Daniel Teixeira/Estadão

Mercedes-Benz EQS 450 4Matic SUV

Motores: 2 elétricos, um em cada eixo
Potência: 360 cv
Torque: 81,5 mkgf (800 Nm)
Câmbio: Automático; tração integral
Bateria: 118 kWh
Autonomia da bateria: 470 km (Inmetro)
Comprimento: 5,12 metros
Largura: 1,96 metros
Altura: 1,72 metros
Entre-eixos: 3,21 metros
Porta-malas: 645 litros até 2.100 litros
Altura do solo: 17,8 cm
Rodas e pneus: 275/45 R21
Aceleração 0-100 km/h: 6,1 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Preço: R$ 939.900

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