A Ford apresentou uma nova série especial do Mustang, a Boss 302. Essa versão é homônima de uma de 1969 que teve muito sucesso nas pistas dos Estados Unidos. O número 302 representa a cilindrada em polegadas cúbicas, medida comum nos Estados Unidos até os anos 1970. A novidade teve a potência do motor V8 de 5 litros aumentada de 412 para 440 cv, entre outras melhorias. O visual é sempre numa combinação de duas cores, seguindo o estilo do modelo de quatro décadas atrás.
A montadora americana trabalhou em quase tudo no carro, para torná-lo o mais eficiente possível numa pilotagem esportiva. Os freios, a suspensão receberam evoluções, assim como a parte aerodinâmica. O objtivo de fazer o tradicional cupê ser mais rápido que o BMW M3 no famoso autódromo californiano de Laguna Seca foi alcançado, segundo a Ford. Por sinal, o nome da pista foi usado numa variante ainda mais limitada do Boss. Nela, a busca pelo desempenho foi ainda maior. Por exemplo, para aliviar o peso e tornar o chassi mais rígido, o banco traseiro foi substituído por dois tubos em X.
Nessas duas versões novas, o câmbio é manual de seis marchas, os freios são da marca italiana Brembo e a suspensão dianteira foi rebaixada em 1,1 cm. A direção pode ter a assistência regulada em trÊs posições: conforto, normal e esporte, como no atual Focus. A Ford divulga que o Mustang Boss 302 é capaz de gerar mais de 1G de aceleração lateral nas curvas (um carro comum produz ao redor 0,7G; 1G corresponde à força da gravidade, igual ao peso do veículo). Para torná-lo ainda mais estável, é oferecido como opcional um diferencial de deslizamento limitado.
(Fotos: Divulgação)
Assista ao vídeo abaixo para ver melhor, e em velocidade, o Mustang Boss 302, do original e do atual.