Nícolas Borges
Nicho do nicho, o exclusivíssimo clube dos esportivos do “trio de ferro” alemão (Audi, BMW e Mercedes-Benz) está acelerando forte no Brasil, com muitas novidades e vendas crescentes. A Audi comercializou, só no primeiro semestre deste ano, 78 unidades, entre modelos das séries S, RS e do cupê R8. Em todo o ano passado, o volume chegou a apenas 33 exemplares.
Segundo o diretor de Vendas e Marketing da Audi, Leandro Radomile, a causa é a recente ampliação da oferta de produtos. Desde o fim de 2009 a marca vem lançando vários esportivos, como S3, TTS, RS6 e R8 V10. “A esportividade sempre foi um dos pilares da Audi e nós estávamos um pouco carentes dela no País nos últimos anos”, comenta o executivo. “Por isso, essa volta ao segmento é estratégica.”
A BMW também não tem do que reclamar. Muito pelo contrário, pois seus modelos da série M somaram 68 unidades vendidas nos primeiros seis meses deste ano. Quase o dobro das 35 registradas no mesmo período de 2009. Em 2010, o mais procurado foi o recém-lançado X6M, com 42 exemplares.
Mas a marca campeã ainda é a Mercedes-Benz. Os modelos que levam o sobrenome AMG acumularam 126 emplacamentos no primeiro semestre. No mesmo período de 2009, houve dez unidades a mais. Contudo, em junho chegou o superesportivo SLS AMG, com o qual a empresa espera atrair cerca de 70 clientes até o fim do ano e acelerar as vendas no País.
No mês passado, a Mercedes-Benz começou a vender a nova geração do E 63 AMG. Entre o fim deste ano e o começo do próximo virão os primeiros modelos com o novo motor V8 biturbo de 5,5 litros e até 571 cv, o cupê CL e o sedã S, que compartilham plataforma. A Audi trará em outubro o conversível R8 Spyder, com motor V10 de 525 cv. De acordo com Radomile, 20 unidades já estão encomendadas.
A presença do conversível no Salão do Automóvel está garantida, assim como a do cupê RS5 e seus 450 cv.
Já no ano que vem, a Audi trará ao Brasil o esportivo TT RS, que tem versões cupê e conversível. O modelo é equipado com motor de 2,5 litros, que traz injeção direta de combustível e entrega 340 cv de potência.