Aproveitando o Dia Nacional do Fusca, comemorado neste sábado, que tal um livro que se propõe a contar a “verdadeira história do Fusca”?
De acordo com o livro “A verdadeira história do Fusca – Como Hitler se apropriou da invenção de um gênio judeu”, do escritor holandês Paul Schilperoord e editado pela Alaúde, o engenheiro judeu Josef Ganz – e não Ferdinand Porsche – seria o pai do projeto do Fusca. Essa polêmica inclusive inspirou um documentário com o mesmo nome.
O livro afirma que o governo de Adolf Hitler confiscou o projeto do Volkswagen do engenheiro judeu Josef Ganz, entregou-o a Ferdinand Porshe e acabou fazendo do carro um meio de concretizar seu projeto político.
Por meio de registros fotográficos e informações colhidas junto às principais empresas da indústria automobilística, revistas especializadas da época, além de documentos históricos encontrados com parentes e pessoas próximas a Josef Ganz, o livro se propõe, sobretudo, a corrigir o que poderia ser um equívoco que atravessou metade do século XX e perdura até hoje.