
Líder de mercado há 23 anos, VW Gol acumulou nos três primeiros meses do ano 38.100 vendas, considerando só as configurações 1.0 (Foto: Volkswagen/Divulgação)
Após duas décadas de sucesso, os carros com motor 1.0 estão deixando de ser os queridinhos dos brasileiros. Enquanto as vendas de veículos novos registraram alta de 3,6% no primeiro trimestre (incluindo autos e comerciais leves), as de modelos 1-litro tiveram queda de 10,4% em relação ao mesmo período de 2010.
Em números absolutos isso representa 32 mil unidades a menos que as 310 mil emplacadas de janeiro a março do ano passado, de acordo com dados da Anfavea, a associação que reúne as montadoras do País. “E isso só vai piorar”, diz Paulo Garbossa, consultor da ADK Automotive.
Entre os fatores apontados pelo especialista está o aumento da oferta de modelos 1.4 e 1.6. “O consumidor, aos poucos, está mudando a maneira de comprar. Ele não faz questão de potência, mas exige desempenho satisfatório quando o carro está carregado e com ar-condicionado ligado. Isso, nenhum 1.0 dá.”
De acordo com Garbossa, essa queda nas vendas é uma tendência que será consolidada para equalizar o mercado. “Acredito que daqui há dez anos os modelos 1.0 não vão representar mais do que 25% do mercado total.”
O especialista vai além. “Isso será ótimo para o Brasil, pois não há mercado no exterior para modelos com propulsor de 1 litro.” Ele afirma que, de modo geral, lá fora esse tipo de motor só serve para equipar subcompactos que rodam em metrópoles.