MARCELO FENERERICH
A J. Toledo, representante da Suzuki Motos no Brasil, acaba de apresentar sua linha 2012 dos modelos GSX: 650F, R750, R1000 e 1300R Hayabusa. Com chegada às concessionárias prevista para junho, as “novas” motocicletas não trazem alterações mecânicas nem mudanças visuais. A atualização limitou-se a cores e grafismos. De acordo com informações da empresa, os preços não foram definidos. A tabela atual é de, respectivamente, R$ 31.900, R$ 52.900, R$ 58.900 e R$ 56.000.
A GSX 650F é a versão de entrada das esportivas da Suzuki. Compacta, é uma moto adequada para uso no dia a dia. A linha 2012 será oferecida nas cores branca, azul e preta. O motor é o mesmo quatro-cilindros de 656 cm³ com injeção eletrônica que gera 85 cv de potência e 6,27 mkgf de torque.
Já a GSX R750, réplica do modelo de corrida, pode provocar discussões entre seus admiradores. Além da chamativa cor branca, o novo tom marrom só se destaca quando é iluminado por raios solares. Na sombra, muita gente que viu a motocicleta garante que a cor é preta. O propulsor é o conhecido quatro- cilindros de 750 cm³, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica. A potência é de 150 cv a 13.200 rpm e o torque chega a 8,80 mkgf a 11.200 rpm.
No caso da lendária GSX R1000 a novidade é que não haverá mais as opções branca e cinza. As versões 2012 virão apenas nos tons azul e preto. A esportiva de alta cilindrada tem motor de 999 cm³, que rende 185 cv e 11,90 mkgf.
Por último, a linha mantém a mítica GSX 1300R Hayabusa, considerada por muito tempo como a moto mais potente produzida em série (o motorzão gera 197 cv). A única novidade é a cor azul. Continuam em cena a branca e a preta. Aliás, tanto o visual quanto a mecânica não trazem atualizações desde 2008, ano do lançamento da atual geração.