Sabe aquele carro todo adesivado que fica nas concessionárias para test drive? Ele pode ser um ótimo negócio. Apesar de ter preço bem próximo ao dos zero-km, esses modelos oferecem algumas vantagens, pois geralmente têm baixa quilometragem e estão com a documentação quitada. E o cheirinho de novo continua lá.
Por isso esses modelos não ficam muito tempo parados no estoque, segundo explica o gerente de seminovos da Fiat Amazonas (3674-1000), em Perdizes, zona oeste, Julio Del Salvador. “São veículos que fazem apenas pequenos trajetos por seis meses, no máximo, um ano. O cliente sabe que o carro não sofreu com uso severo nem passou por enchente.” Ele diz que a quilometragem média é de 3 mil km. Foi assim com um Punto Essence 1.6 Dualogic, vendido por Del Salvador há cerca de 40 dias. “O modelo era completo. Se fosse zero, seria vendido na casa dos R$ 55 mil. Esse, de test drive, saiu por R$ 49 mil”, afirma.
O gerente da Chevrolet Anhembi (3855-4000) da Casa Verde, zona norte, Cláudio Del Valle, estima que a desvalorização dos carros de test drive seja de 20% em relação ao preço dos novos. “Por mais que seja pouco rodado, é usado. Mas são modelos diferenciados.” Del Valle diz que vendeu há 15 dias um Vectra Elegance de test drive. “Um zero sai por R$ 55.900. Este, com documentação e IPVA 2011 pagos, saiu a R$ 54.900.”
Sobre os adesivos, ele explica que, após retirados, a pintura recebe um polimento para não ficar com marcas. E Dell Valle dá a dica: “Na semana vem teremos um Corsa Sedan 1.4 Premium com 8 mil km por R$ 33.900. Um novo similar não sai por menos de R$ 40 mil”. Na Ford Avante (3933-7000), na Freguesia do Ó, também na zona norte, há outra boa oferta. Trata-se de um Fiesta Sedan (foto acima) com 3 mil km à venda por R$ 50 mil. “Ele ainda está na garantia. Um zero igual custa R$ 57 mil. Não tem erro”, brinca Marcelo Alves, gerente da concessionária.