Quinta maior montadora do Japão, a Mazda pretende voltar a vender veículos no Brasil. Pelo menos foi o que sugeriu seu presidente, Takashi Yamanouchi, à agência Reuters. O executivo disse que a fabricante pretende comercializar 300 mil unidades no Brasil, Índia e Rússia.
“Queremos nos tornar uma montadora com escala de cerca de 2 milhões de veículos e aumentar nossa presença”, disse Yamanouchi. A meta é alcançar esse número em 2016. Em 2009, a Mazda vendeu 1,19 milhão de veículos no mundo.
Brasil e Índia são mercados nos quais a Mazda não opera atualmente. A marca esteve aqui entre 1992 e 1998.
No fim da semana passada, antes das declarações de Yamanouchi, agências internacionais já haviam divulgado informações sobre a possível produção de modelos da Mazda no México. De lá, sairia o carro destinado ao mercado brasileiro.
Se isso ocorrer, há grande chance de esse modelo ser o hatch compacto Mazda 2.
Isso porque ele divide plataforma com a nova geração do Ford Fiesta, também produzida no México.
Vale lembrar que a Ford, que controlava a Mazda, agora tem apenas 3,5% da japonesa. A maior fatia de sua participação foi vendida em novembro.