RAFAELA BORGES
FOTOS: CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO
BMW e Mercedes-Benz lançaram há pouco tempo no Brasil opções com motor de quatro cilindros do Série 5 e do Classe E, respectivamente. Com isso, os sedãs passaram a ter preços mais próximos de R$ 200 mil que de R$ 300 mil. Agora, 528i e E 250 ganharam um rival que, ao contrário do que costuma ocorrer, não é da compatriota Audi. Trata-se do Jaguar XF, que por R$ 224.900 traz motor 2.0 turbo de 240 cv e passa a ser o carro de entrada da marca inglesa no País.
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O motor, cujos 34,7 mkgf de torque a partir de 2 mil rpm dão ao carrão de 1.660 quilos respostas surpreendentes em acelerações e retomadas, já equipa Volvo XC60 e Ford Fusion, além do Range Rover Evoque, da Land Rover, marca “irmã” da Jaguar. A sinergia ocorre porque a sueca e as inglesas eram controladas pela norte-americana até recentemente.
Avaliamos o felino no Autódromo de Interlagos e, após acelerar o XFR, com apelo esportivo e brutais 510 cv, no primeiro contato o sedã de deu sinais de que iria decepcionar. Essa impressão se desfez no final da reta dos boxes, quando o modelo, que tem tração no eixo traseiro, chegou a pouco mais de 180 km/h.
Mesmo a essa velocidade, com o motor girando muito alto, o ruído do quatro-cilindros não incomodou. Ecoou na cabine de forma suave e sadia, mas sem arroubos esportivos.
Merece destaque o funcionamento do câmbio automático de oito marchas, que faz trocas rápidas e sem grandes trancos mesmo quando muito exigido.
O XF indica potencial para chegar a velocidades maiores que os 240 km/h divulgados pela Jaguar, mas foi preciso pressionar com força o pedal da esquerda para contornar a desafiadora curva do “S”. Os freios respondem com rapidez, levando o carro quase à imobilidade em poucos metros, e sem fazer os pneus cantarem ou a carroceria balançar demais.
Em outras curvas travadas do circuito, como a Pinheirinho e a Bico de Pato, o XF manteve a trajetória mesmo quando abusamos do limite.
Essa virtude pode ser explicada pela profusão de sistemas eletrônicos de auxílio à condução, como os controles de estabilidade e tração com três níveis de assistência. Durante a avaliação, rodamos com o mais baixo deles ativado.
O acabamento interno do XF é moderno, com couro nos bancos, portas e painel. Também há madeira, mas não o suficiente para deixar o visual careta. Teto solar, tela multimídia de 7”, lanternas com LEDs, oito air bags e ar-condicionado de duas zonas são itens de série.
O pacote Luxury inclui faróis com LEDs de uso diurno, sistema que avisa sobre pontos cegos e navegador GPS. Nesse caso a tabela vai a R$ 249.900.
Dos rivais do Jaguar, o 528i tem preço de R$ 224.950 e o E 250, de R$ 221.900.