DIEGO ORTIZ
Se o critério fosse carisma, não teria como decidir. Haveria empate. Desempenho, vitória do Smart. Espaço, do Fiat. Então, o que acabou decidindo este comparativo evocado pelo recém-reestilizado Fortwo e ganho pelo 500 foi a versatilidade maior e o preço menor do mexicano. Oferecer mais por menos sempre é uma estratégia vencedora e o Fiat, tabelado a R$ 53.530, se sai melhor nessa “arte” que o Smart, cujo preço é de R$ 64.900.
Sobre a versatilidade, a maior diferença é a capacidade de levar quatro pessoas do 500, enquanto o Fortwo carrega apenas duas. Sim, a proposta do francês Smart é diferente, ele é 85 cm menor, estritamente urbano e por aí vai. Na Europa, pode até funcionar, mas no Brasil, onde a maioria das pessoas tem um carro só, essa maior capacidade faz muita diferença.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
O porta-malas é até maior no Smart, por 35 litros, e o espaço para o motorista e passageiro também. Mas o Fiat é um carro mais completo no sentido coletivo. Em termos de equipamentos, os dois se equivalem, mas o Fortwo tem navegador GPS disponível, o que faz grande diferença em cidades como São Paulo.
No visual, poucos carros chamam tanto a atenção quanto o Smart. Muito pequeno e minimalista, o modelo invariavelmente é alvo de comentários do tipo “parece de brinquedo”.
Já o 500 tem um desenho bonitinho que atinge em cheio o coração das mulheres e dos moderninhos. E o Fiat ainda traz várias opções de personalização que tornam o duelo equilibrado.
Nos quesitos manutenção e seguro, o 500 também se sai melhor que o Smart, que é mais caro por ter uma estrutura da Mercedes-Benz (proprietária da marca) por trás. Porém, na hora da pesquisa de preços de peças, o atendimento nas concessionárias Fiat foi melhor que o da única agência da Smart da capital, localizada na zona sul.
Pequenos e espertinhos
O que mais chama a atenção no Smart, as dimensões compactas, é também um dos fatores que contribui para seu bom desempenho. Com apenas 800 quilos, ele aproveita bem os 84 cv do motor 1.0 turbo. É arisco e divertido de dirigir.
Pena que, por causa do tamanho reduzido, para que o carro esteja sempre sob controle a suspensão tenha de ser duríssima, a ponto de incomodar a lombar do motorista quando o carro passa em buracos. A do 500 também é durinha, mas bem menos que a do Smart. Com isso, o Fiat é mais dócil mesmo tendo a mesma estabilidade em curvas.
Os câmbios também travam duelo semelhante. O automatizado de cinco marchas e uma embreagem do Smart é o melhor desse tipo entre os oferecidos no Brasil, mas mesmo assim dá seus trancos. Já o automático de seis velocidades do 500 prima pelo conforto na trocas, mas é um lento, em especial da terceira para quarta. Porém, não chega a comprometer a eficácia do motor 1.4 Multiair de 105 cv.