Em meio às novidades do Salão do Automóvel, que vai até domingo no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte, há vários modelos “verdes”, elétricos ou híbridos (que combinam um motor a combustão a outro a eletricidade). Alguns ainda estão em estágio conceitual e outros já são vendidos no exterior ou chegarão em breve ao País.
Um dos destaques é o Acura NSX. Ainda é um protótipo, mas sua versão final deverá ser vendida no País em 2015. O esportivo é híbrido e combinará um novo V6 3.5 a dois motores elétricos no eixo dianteiro. A potência total ficará em torno de 460 cv.
Da Toyota, além do Prius, híbrido que começa a vender no Brasil no início do ano que vem com preço sugerido de aproximadamente R$ 120 mil, há o iiMo, conceito elétrico cuja carroceria projeta imagens, como um tablet. Ao lado dele está o TS030, híbrido com o qual participa do Mundial de Endurance – venceu a 6 Horas de São Paulo, em setembro.
Esportivo totalmente elétrico, o Citroën Survolt tem dois motores que, combinados, geram o equivalente a 300 cv.
A Renault mostra suas propostas de elétricos: o sedã Fluence Z.E. e o urbano Twizy, ambos vendidos na Europa.
Entre os “palpáveis” estão os híbridos Ford Fusion, que chega ao País no início do ano que vem, e Citroën DS5. O primeiro trocou o motor 2.5 por um 2.0 – a ele é combinado sistema elétrico no eixo traseiro. O francês também utiliza propulsor a combustão na dianteira e elétrico atrás, mas seu 2.0 de 200 cv é a diesel.
A Suzuki tomou direção diferente. Exibe o protótipo G70, capaz de rodar 32 quilômetros com um litro de gasolina, número bem próximo ao obtido por modelos híbridos. Seu motor tem apenas 800 cm³ e conta com injeção direta e turbo. A potência não foi divulgada.