Os utilitários-esportivos estão cada vez mais na pauta das fabricantes de modelos superluxuosos e superesportivos. A inglesa Bentley, controlada pelo Grupo Volkswagen, deverá mostrar seu “jipão” no mês que vem, no Salão de Genebra (Suíça), de acordo com a agência norte-americana Autoweek.
A marca britânica vai sair na frente da Lamborghini, cujo utilitário-esportivo deverá estrear em abril, no Salão de Pequim (China). A italiana também é controlada pela Volkswagen
Assim como o Lamborghini, o Bentley será feito sobre a plataforma PL71, a mesma do Q7, da Audi (outra marca do grupo alemão) e do Volkswagen Touareg. O pioneiro do segmento, Porsche Cayenne, também é produzido a partir da mesma base.
O Cayenne, cuja segunda geração chegou ao Brasil no ano passado, marcou a “virada” da Porsche, que passou de marca deficitária a lucrativa. Com o sucesso do modelo, concorrentes da marca alemã decidiram se render a esse tipo de veículo.
Um bom exemplo é a italiana Maserati, que em setembro, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), apresentou o protótipo do Kubang. O modelo, a ser lançado no mercado europeu até o fim deste ano, usa plataforma do Jeep Grand Cherokee.