Agora é oficial: a Mercedes-Benz vai mesmo encerrar as atividades de sua divisão de altíssimo luxo, a Maybach. A decisão havia sido anunciada em novembro do ano passado, mas de forma discreta e depois a alemã silenciou sobre ela.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Mas agora a Mercedes afirma que não haverá linha 2013 dos modelos Maybach. Para a sobrevivência da divisão luxuosa foi cogitada até uma parceria com a inglesa Aston Martin, descartada por causa do alto custo da operação.
A decisão foi tomada por causa das fracas vendas (mesmo para um segmento de números pouco expressivos). O desenvolvimento dos substitutos dos modelos 57 e 62 foi suspenso pelo CEO da Daimler Dieter Zetsche. Em seu lugar deverá ficar o novo Classe S – que terá uma versão especial, o S600 Pullman, para esse papel.
Quando a Daimler relançou a Maybach, em 2002, havia a estimativa de que os modelos vendessem 800 unidades mensais, mas o objetivo nunca foi alcançado. Enquanto isso as rivais inglesas tiveram grandes reestruturações e passaram a vender mais.