![Presidente mundial da Chery, Yin Tongyue posa ao lado do primeiro modelo a ser feito na fábrica (Foto: Epitacio Pessoa/AE)](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp/jornal-do-carro/files/2011/07/CHERYFBR.jpg)
A Chery lançou nesta terça-feira a pedra fundamental de sua fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, que está prevista para ficar pronta em setembro de 2013. De acordo com informações da assessoria de imprensa da marca, as obras de construção começam entre janeiro e fevereiro do ano que vem.
O primeiro carro a ser feito lá, segundo a Chery, será um compacto que na China é chamado de A13 e em outros mercado, de Fullwin. Aqui, ele receberá outro nome. Haverá também versão sedã.
O evento de lançamento da pedra fundamental contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do presidente mundial da Chery, Yin Tongyue.
De acordo com Yin Tongyue, a fábrica de Jacareí será a primeira a produzir carros da Chery fora da China. A marca tem outras 12 plantas em países como Rússia e Ucrânia, mas todas operam em regime CKD – montam modelos a partir de kits de peças importados da China.
Em sua primeira fase, a fábrica ocupará 400 mil metros quadrados, produzirá 150 mil carros ao ano e vai gerar 1.800 postos de trabalho. Depois, será ampliada para 1,5 milhão de m², gerando 4 mil empregos, segundo a Chery. O investimento será de US$ 400 milhões.