Álvaro Campos
A JAC Motors e a SHC, importadora dos carros da marca chinesa, planejam investir US$ 600 milhões para montar uma fábrica no Brasil.
A unidade, com capacidade anual de até 100 mil veículos, deve começar a operar em 2014, segundo o presidente da representante no País, Sérgio Habib, que bancará mais da metade do investimento. As informações são da Dow Jones.
O empresário brasileiro também afirmou que a JAC espera conseguir 3% do mercado nacional até o fim do ano que vem.
A marca começou a operar no País em março e vendeu 10.073 unidades desde então. Com isso, ficou em 13º lugar no ranking de emplacamentos do País, com participação de 7% – os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias.
Em maio, Habib havia dito que após a JAC atingir o número de 100 mil veículos no Brasil, a logística de importação se tornaria muito complicada e seria mais eficiente montar os carros localmente. “Sem dúvida, perderíamos parte da nossa vantagem competitiva, pois teríamos os mesmos custos que fabricantes locais”, disse o executivo.
A JAC se tornará a mais nova montadora asiática com fábrica no País. Há duas semanas a chinesa Chery lançou a pedra fundamental de sua unidade em Jacareí (SP). Também no interior paulista, a Hyundai está erguendo uma planta em Piracicaba. Já a Suzuki produzirá em Goiás.