![](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp/jornal-do-carro/files/2013/03/prisma3.jpg)
RAFAELA BORGES
FOTOS: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
Joinville, SC – O Prisma deixou de ser “popular”. A nova geração do sedã começou a chegar às autorizadas Chevrolet com tabela a partir de R$ 34.990, ante os R$ 29.283 do modelo anterior. Apesar de ter mantido o nome, trata-se de outro carro: agora ele é a versão sedã do moderninho Onix – o anterior era derivado do espartano Celta. Com isso, ganhou espaço e uma pitada de requinte.
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O modelo tem duas opções de motor, ambas flexíveis: 1.0 (até 80 cv) e 1.4 (até 106 cv). Com a “maior”, o preço da versão LT parte de R$ 39.090 – esta deverá ser a mais vendida e tem como rivais Fiat Grand Siena e Nissan Versa. Assim, ele se distanciou do Classic (R$ 26.790), mas haverá briga dentro da marca – por clientes com o Cobalt. Outro rival será o Hyundai HB20S, que chega neste mês.
A amplitude do interior é um dos destaques do Prisma. Os 2,52 metros de entre-eixos garantem conforto às pernas até de quem tem mais de 1,80 metro de altura. Além disso, o porta-malas comporta 500 litros.
Chama a atenção a variedade de itens de série. Todas as versões trazem direção hidráulica, freios ABS, air bag duplo, travas e vidros dianteiros elétricos e sensor de estacionamento. No caso da 1.0 LT, opcionalmente há ar-condicionado e sistema multimídia MyLink.
Esta tecnologia usa tela de 7” sensível do toque. Não há navegador GPS, mas o sistema pode ser obtido no aplicativo para celulares BringGo e transmitido do aparelho ao MyLink por conexão Bluetooth. Há compatibilidade com iPhone e Android. O MyLink é de série na versão de topo LTZ, tabelada a R$ 45.990 e oferecida apenas com motor 1.4.
O propulsor “maior”, aliás, é adequado ao Prisma. Na hora de arrancar e em avaliação em trecho rodoviário, o carro até “sofreu” um pouco. Por outro lado, acima das 3 mil rpm as respostas começam a ficar melhores e o sedã mostra desenvoltura mesmo em trechos íngremes – diferentemente do que ocorre com o 1.0.
O câmbio manual de cinco marchas – haverá automático para o 1.4 “em breve”, conforme informações da fabricante – tem engates fáceis. O Prisma passa segurança em curvas, mas a carroceria balança muito em alta velocidade. Nesse tipo de situação, o ruído gerado por pneus e vento na lataria incomodam.
VIAGEM FEITA A CONVITE DA CHEVROLET