Apresentado no Salão de Los Angeles (EUA), que vai até o próximo domingo, o Cadillac XTS vai brigar com Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5 e Audi A6 com uma arma moderna e exclusiva: o sistema “CUE” (sigla em inglês para experiência do usuário Cadillac). Trata-se de um recurso que tem sido definido como o “passo adiante” do entretenimento no automóvel.
Como nos recursos de alguns dos rivais e de alguns outros modelos, o dispositivo reúne tela sensível ao toque, navegação via satélite, acesso à internet, leitura de diversas mídias (há duas entradas USB), câmera para auxílio ao estacionamento e Bluetooth para até dez celulares.
As diferenças começam na tela do console, com 8 polegadas e de operação idêntica à de smartphones e tablets. O usuário pode clicar, arrastar, ampliar e reduzir o tamanho das imagens. Seu brilho é dobro do de um iPad 2 e cinco vezes o da tela de laptops, conforme dados da Cadillac.
Os ícones (que podem ser customizados) são exibidos quando o usuário aproxima a mão da tela. E o comando por voz “entende” a fala natural, não apenas frases determinadas, como o Blue&Me, da Fiat.
Abaixo da tela há um compartimento cuja tampa concentra os “botões” (na verdade, sensores) do ar-condicionado, entre outros, e é aberta com um toque.
Outra vantagem é o número reduzido de menus. Ao contrário do iDrive da BMW, por exemplo, cujo excesso de páginas dificulta a navegação.
O quadro de instrumentos é também uma tela de cristal líquido, com 12,3”. Até aí não há novidade – o Jaguar XJ usa recurso semelhante e o Ford Edge tem mostradores analógicos e digitais. Mas no XTS dá para alterar as informações exibidas, como dados do carro, navegação, telefone ou entretenimento.
O sistema usa processador de três núcleos ARM 11 e sua plataforma é Linux.
O CUE estará também no crossover SRX e no sedã compacto ATS, que chega no próximo ano.