Em 2002, a situação financeira da Porsche não ia nada bem. A empresa lançou, então, o Cayenne, produto responsável por uma verdadeira reviravolta na história da fabricante de esportivos. O jipão, para o qual os puristas torceram o nariz, logo se transformou em sucesso, trazendo mais clientes para a alemã, e abriu um caminho que só agora será trilhado por rivais como Maserati e Bentley.
No Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro, a italiana mostrou o Kubang. Apresentado como conceito, o carro está bem próximo da versão definitiva.
O desenho é alinhado ao do restante da linha Maserati, mas a plataforma é emprestada do Grand Cherokee, da Jeep, uma das marcas do Grupo Chrysler. A empresa americana agora é controlada pela Fiat, que por sua vez é proprietária da italiana.
A Maserati não revelou detalhes sobre motor do Kubang, mas é grande a chance de haver uma versão com o V6 Pentastar. O 3,6 litros do Grupo Chrysler tem potência variada – no Dodge Journey, por exemplo, são 283 cv.
De perfil parecido com o da Maserati, a inglesa Bentley também está de olho no sucesso do Cayenne. Desde 2006 havia rumores de que a empresa, que é controlada pela Volkswagen, estaria planejando lançar um “jipão”.
Em agosto, pela primeiro vez, o presidente da Bentley, Wolfgang Dürheimer, confirmou que a companhia trabalha no desenvolvimento de um utilitário-esportivo. Embora o executivo não tenha revelado detalhes, estima-se que o carro poderá marcar a estreia da nova geração do motor W12 do Grupo VW, cuja primeira versão foi vista no País no Audi A8.
Antes do Cayenne os utilitários-esportivos não faziam parte dos planos das fabricantes de esportivos. Mas o resultado do Porsche foi tão bom que a marca quase conseguiu comprar a VW.
E o que até bem pouco tempo poderia ser considerado uma heresia deve se tornar realidade em breve. A Ferrari e a Lamborghini também estão planejando lançar um jipão.