LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Una (BA) – A Hyundai começou com o pé direito sua história como fabricante de compactos no País. O hatch HB20, que a marca sul-coreana fará em Piracicaba (SP), chega às lojas em 10 de outubro a partir de R$ 31.995 e tem tudo para incomodar os líderes de vendas VW Gol e Fiat Palio.
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Apesar do preço mais alto que os dos rivais (ambos na casa dos R$ 28 mil), o HB20 traz de série itens como ar-condicionado, direção hidráulica e air bag duplo. Gol e Palio com esse pacote custam cerca de R$ 33 mil. A garantia do Hyundai é de cinco anos, ante um da oferecida para os dois principais rivais.
Os motores são os flexíveis tricilíndrico 1.0 12V de até 80 cv e quatro-cilindros 1.6 16V de até 128 cv. Conforme a Hyundai, no início o maior volume de produção será da versão 1.6, a partir de R$ 36.995 (inclui freios ABS).
Avaliamos a opção de topo, Premium, na configuração com câmbio manual de cinco marchas – há também caixa automática, de quatro. Por R$ 44.995, traz ainda trio elétrico, faróis de neblina, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 15”, sistema de som com entradas auxiliar e USB e volante de couro.
O novato surpreende pelo conjunto. Por fora, o desenho é imponente e bem resolvido. Na cabine, o acabamento traz materiais que transmitem sensação de qualidade.
A posição de dirigir é ideal, inclusive com bom apoio para o pé esquerdo. Nessa versão há ajustes de distância e altura do volante de série. A leitura dos instrumentos é perfeita. Os bancos são firmes e acomodam bem.
O passageiro da frente fica confortável. Atrás, o Hyundai é ideal para dois adultos, mas há um pouco mais de espaço que no Gol e no Palio graças ao entre-eixos maior. As portas de trás abrem-se em bom ângulo, facilitando o acesso à cabine.
O motor 1.6 gosta de girar alto e rende melhor a partir de 3 mil rpm, subindo fácil e de forma consistente até o limite de rotação, 6.700 rpm. Embora a Hyundai informe que boa parte do torque é oferecida a partir de 2.500 rpm e o motor tenha comando de válvulas variável na admissão, o HB20 é lento em retomadas. Com engates fáceis e precisos, o câmbio é bem escalonado.
A visibilidade traseira é limitada e a direção poderia ter um pouco menos de assistência, para ficar mais firme e precisa. Já a suspensão filtra bem as vibrações resultantes do impacto com o piso, mas na traseira é um pouco firme demais ao passar sobre lombadas.
Viagem feita a convite da Hyundai