RAFAELA BORGES
A ampla lista de lançamentos dos últimos meses e o fim de linha de alguns modelos “bagunçaram” o ranking de vendas de novembro. Principalmente entre os sedãs médios. Tradicional vice-líder, o Honda Civic, cuja nona geração chega em março, teve 1.547 unidades emplacadas e “despencou”, ocupando apenas o quinto lugar.
A liderança continuou com o Toyota Corolla (5.174 emplacamentos), seguido, na ordem, por Chevrolet Cruze (2.823), lançado em setembro, e por dois sedãs que chegaram no início do ano: VW Jetta (2.325) e Renault Fluence (1.693).
O Mercedes-Benz Classe C, bem mais caro que os sedãs médios nacionais, argentinos e mexicanos, ocupou o surpreendente sexto lugar, com 1.076 unidades vendidas. Atrás dele está outro novato, o Hyundai Elantra (1.002 emplacamentos).
Também chama a atenção o desempenho do Renault Duster, que em seu segundo mês cheio de vendas foi o utilitário-esportivo mais emplacado do País. Ele teve 3.876 exemplares comercializados e ficou uma posição à frente do Ford EcoSport (2.756), até então o primeiro colocado.
No ranking de hatches médios, o Ford Focus foi o mais vendido em novembro, com 2.565 unidades, ultrapassando o Hyundai i30 (2.324), que ficou em segundo lugar e terá nova geração no primeiro semestre de 2012.
Outro novato com destaque no mês passado foi o Nissan March, com 2.261 emplacamentos. O Fiat 500, que vinha da Polônia e era de nicho, tornou-se mexicano, ficou mais barato e registrou 1.440 unidades vendidas.