Rafaela Borges
A partir da primeira quinzena de maio, um chinês passará a ocupar o posto de carro de passeio mais barato à venda no País. Trata-se do subcompacto Chery QQ, que, por R$ 22.990, terá tabela R$ 230 mais em conta que a do Fiat Mille duas-portas, atual detentor desse título.
O asiático é bem equipado. Traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, freios ABS e air bags frontais, entre outros itens. Seu motor é 1.1 com cabeçote de 16 válvulas, a gasolina, que gera 68 cv. O câmbio é manual de cinco marchas e a garantia, de três anos.
A expectativa da Chery é vender 13 mil unidades do QQ no Brasil neste ano. De acordo com informações da fabricante, os alvos são clientes de Fiat Mille, Ford Ka e VW Gol G4. O chinês Effa M100 também é um rival.
Ante a versão oferecida na China, o QQ que será vendido aqui traz rádio com leitores de CD, MP3 e entrada mini-USB (com adaptador) – lá ele tem toca-fitas. Além disso, o interior é cinza. No da China, é bege.
A Chery previa iniciar as vendas do QQ no Brasil no ano passado. Conforme informações da empresa, o atraso aconteceu porque a demanda na China cresceu. A marca também começou a atuar em outros mercados, como a Austrália.
Pequenino
Tudo no QQ tem dimensões reduzidas. Com 3,55 metros de comprimento, o carro é 14 cm menor que o Fiat Mille. Na largura, são 31 cm a menos que o Ford Ka.
As capacidades, portanto, são pequenas. O tanque comporta 35 litros de gasolina – na maioria dos nacionais cabem a partir de 40 litros. No porta-malas, de apenas 190 litros, não dá para colocar nem uma mala média.