MILENE RIOS
Após nacionalizar a linha Pajero Dakar, a Mitsubishi promove a estreia da versão com motor flexível do utilitário-esportivo. O modelo, a R$ 134.990, traz o mesmo propulsor que equipa a picape L200 Triton. Primeiro seis-cilindros que roda com etanol e gasolina no País, o motor gera até 205 cv e torque de 33,5 mkgf a 3.500 giros. É força suficiente para puxar esse grandalhão, que pesa mais de duas toneladas.
O desempenho só não é melhor por causa da caixa automática de apenas quatro marchas. Mesmo com a opção de trocas manuais na alavanca, demora para responder em acelerações e retomadas de velocidade. O lado bom é que por ter relações longas, ele trabalha em baixas rotações com velocidade constante. Aos 120 km/h, o conta-giros marca 2.500 rpm, o que ajuda a reduzir o nível de ruído e economizar combustível.
Para aumentar a autonomia do modelo, o tanque tem 90 litros, 20 l a mais que na versão a diesel. A fabricante não divulga dados precisos de consumo, mas aponta que a média é de 5,5 km/l de etanol. Durante a avaliação, por estrada e trechos de terra, o gasto foi de 5,3 km/l – cálculo feito pela reportagem. O computador de bordo do carro não indica o consumo – tem apenas informações sobre distância percorrida e tempo de viagem.
O pacote de série traz air bag duplo frontal, freios ABS e sistema multimídia que inclui navegador GPS. O único opcional é o sensor de estacionamento.
O conforto é garantido para até sete ocupantes. A terceira fileira de bancos tem espaço reduzido, mas conta com saídas de ar individuais para tornar o passeio mais agradável. Completamente carregado, o utilitário leva 260 litros de bagagem. Com cinco passageiros, a capacidade do porta-malas salta para 1.160 l.
Se o motorista precisar sair do asfalto, o Pajero Dakar tem, além da opção 4X2, a 4×4 integral, 4×4 com bloqueio de diferencial e com reduzida. Com exceção da última, a mudança pode ser feita a até 100 km/h. A calibragem da suspensão e os pneus de uso misto montados em rodas de 17 polegadas também ajudam no bom comportamento fora de estrada. Outra novidade da linha 2012 do utilitário-esportivo é a versão manual a diesel, por R$ 131.990.