DIEGO ORTIZ
A nova geração do Fusion estará no Salão do Automóvel, a partir do dia 24, e começa a ser vendida no Brasil no início de 2013. Para desovar os estoques da linha atual, as autorizadas Ford estão oferecendo a versão 2.5 por R$ 79.500, ante os R$ 83.660 da tabela, desconto de 5%. Segundo o consultor Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK, só vale a pena comprar um carro novo que está prestes a mudar, como é o caso, se o abatimento for superior a 15%.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
“Isso é quanto o carro deprecia logo que sai da concessionária”, afirma. De acordo com ele, no caso do Fusion a questão é que a nova geração deverá ficar bem mais cara que a atual. “A Ford deve reposicionar o modelo e o preço poderá ficar em torno dos R$ 90 mil.”
Na Forte (3838-3000), concessionária da Vila Leopoldina, na zona oeste, e na Caoa João Dias (5643-2600), em Santo Amaro, zona sul, o sedã mexicano está à venda por R$ 79.500. Além disso, o pagamento pode ser feito a prazo com 50% de entrada e o saldo em até 36 vezes sem juros.
De acordo com vendedores de autorizadas da capital, os estoques do modelo giravam em torno de 25 unidades por mês. Agora, com a proximidade da estreia da nova geração, a média é de seis carros por concessionária.
Nenhuma das autorizadas consultadas tinha a versão V6 nos estoques.
Segunda mão – A chegado do novo Fusion também afetou os preços do sedã no mercado de usados. Um modelo 2.5 com apenas um ano de uso pode ser encontrado em lojas independentes da cidade por cerca de R$ 60 mil. Esse valor representa uma depreciação de quase 30% em relação à tabela sugerida pela Ford para o novo.
Segundo o proprietário da Vereda Veículos (2910-1700), multimarcas na Vila Diva, zona leste, Rogério Marques, o mexicano não é um carro com rotatividade muito grande. “O Fusion é para um público mais seleto e por isso é um pouco mais complicado de revender”, afirma.
Com motores 2.0 EcoBoost de 240 cv e 2.5 flexível (inédito na linha) a próxima geração do Fusion é um projeto global. Na Europa o sedã é chamado de Mondeo e deve chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre do ano que vem.
Diferentemente das mudanças implementadas na linha 2011, que se concentraram mais no visual, o sedã foi totalmente reformulado. Ficou maior, mais moderno e equipado.