TIÃO OLIVEIRA
Como parte do processo de renovação de sua linha no País, a GM prepara ao menos cinco novidades até 2013. Uma delas é a minivan, que substituirá de uma só vez Meriva e Zafira. De codinome PM7, terá sete lugares (daí a sigla). É o mesmo conceito do Nissan Grand Livina. Haverá opções mais simples, com cinco lugares.
O motor será o 1.8 flexível, mas de cabeçote simples (SOHC), e não de duplo comando (DOHC), como o do Cruze.
Diferentemente do Agile, que usa a base do primeiro Corsa, a da nova minivan será a do Aveo. Esta, por sinal, é a mesma do sedã Cobalt, que está pronto e chega às lojas do País em novembro.
Essa plataforma também dará origem ao Ônix, que substituirá o Corsa – e não o Celta, como se especulava. O hatch feito em Gravataí (RS) está sendo adaptado para atender à legislação que obrigará todos os veículos do País a oferecer air bags a partir de 2014. O Classic também receberá as bolsas e continuará à venda. O Ônix terá motores 1.0 e 1.4, além de versão sedã (este apenas com o 1,4 litro).
Em 2013 virá “mini-Captiva”, que competirá com o Ford EcoSport e o novato Renault Duster. O primeiro jipinho da GM terá o mesmo motor 1.8 do Cruze, de até 144 cv, tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
Já o utilitário-esportivo da nova S10 terá opção de motor a gasolina. Um V6 de 3,6 litros. Virá acompanhada do câmbio automático de seis marchas.