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Piaggio MP3 300 Yurban, um triciclo de uso urbano
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Piaggio MP3 300 Yurban, um triciclo de uso urbano

Marcelo FenerichDesenvolvido para rodar no trânsito das grandes cidades, o “novo” Piaggio MP3, triciclo invertido – com duas rodas na... leia mais

13 de dez, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Piaggio MP3 300 Yurban, um triciclo de uso urbano

Marcelo Fenerich

Desenvolvido para rodar no trânsito das grandes cidades, o “novo” Piaggio MP3, triciclo invertido – com duas rodas na dianteira e uma na traseira -, chega ao País mostrando-se mais ágil que o modelo anterior e com o sobrenome Yourban. Na Europa, é vendido desde 2011.

A versão de entrada oferecida anteriormente por aqui, em 2008, era equipada com propulsor de 244,3 cm³ que gerava 22,5 cv a 8.250 rpm e 2,14 mkgf a 6.750 rpm. Já o da atual, de 278 cm³, rende 22,4 cv a 7.500 rpm e 2,36 mkgf a 6.500 rpm.

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Importado oficialmente pela PVGA do Brasil, o italiano MP3 300 Yurban tem tabela de R$ 37.900. Como comparação, o preço do chinês Dafra Citycom 300, que tem apenas duas rodas, é de R$ 13.990.

A transmissão é automática, característica típica dos scooters – segmento com o qual o Piaggio tem grande familiaridade. A diferença em relação a esses modelos está nas rodas dianteiras. Elas não apenas esterçam como também se inclinam nas curvas, a exemplo das motos. O ponto de apoio extra dá até mais segurança em curvas, por exemplo.


Para “travar” os amortecedores da frente há um botão no punho direito. Ele permite que o MP3 pare em pé quando em marcha lenta (abaixo dos 10 km/h e 2.500 rpm) ou desligado, mesmo que o piso seja inclinado. O desempenho do triciclo também agrada.

Como o torque ficou mais alto, nas saídas de semáforo ele embala rapidamente. Além disso, mantém com facilidade os 120 km/h e vai a 145 km/h, velocidade limitada eletronicamente.


Entre os sistemas de segurança que merecem destaque nesse triciclo está o de aceleração. Sensores de presença no assento fazem com que o acelerador não funcione se ninguém estiver sobre ele.


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