Você está lendo...
Eis a nova Ducati esportiva
Lançamentos

Eis a nova Ducati esportiva

Apresentada no início do mês, no Salão de Milão (Itália), a 1199 chega ao mercado europeu quebrando os paradigmas da própria fabricante: sem chassi de treliça e com o nome do nome do bairro de Bolonha onde fica a sede, Panigale

27 de nov, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Eis a nova Ducati esportiva

MARCELO FENERICH

Apresentada no início do mês, no Salão de Milão (Itália), a Ducati 1199 Panigale chega ao mercado europeu quebrando os paradigmas da própria fabricante no segmento de superesportivas.

“Queríamos apostar em uma nova tecnologia. Deixamos de lado o chassi de treliça, que era nossa marca registrada, para utilizar um do tipo monocoque de alumínio, bem mais leve”, conta o diretor geral da marca italiana, Claudio Domenicali. Além disso, na caranegem está estampado o nome do bairro de Bolonha onde fica a sede da Ducati, Borgo Panigale.

Publicidade


Projetado para fazer parte do chassi, o motor bicilíndrico em “V”, chamado Superquadro, gera 97,7 cv de potência e 13,5 mkgf de torque. A carcaça do virabrequim é fundida a vácuo, que elimina a necessidade de juntas na base dos cilindros.

Segundo os engenheiros da marca, isso também permite que a parede do bloco seja de menor espessura, sem comprometer sua resistência.


Ainda de acordo com os projetistas da fabricante, para melhorar a transmissão da potência do propulsor, a distância entre os centros dos eixos das seis marchas do câmbio foi aumentada. Essa solução permitiu aumentar o diâmetro das engrenagens.

A transmissão traz ainda mecanismo servoassistido e progressivo. O recurso evita que a motocicleta saia de traseira com facilidade em condições extremas. Além disso, na pilotagem do dia a dia, a Panigale também fica mais à mão.


Mercado
No lançamento do modelo os representantes evitaram falar sobre planos de trazê-lo ao País. Questionados, mudavam de assunto, comentando, por exemplo, que a fábrica que têm na Tailândia não foi afetada pelas inundações ocorridas no mês passado.

De acordo com fontes ligadas à marca, o modelo será vendido aqui em 2012. E com um preço bem maior do que o sugerido para o mercado europeu, que é de 19.200 euros, o equivalente a R$ 48 mil.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.