Thiago Lasco
Não se engane com a cara de malvado: por trás da grade frontal “agressiva”, o novo Dodge Durango é dócil e cumpre seu papel sem assustar as crianças da família. Disponível no País em duas versões, com tabela a partir de R$ 179.900, o utilitário-esportivo norte-americano tem motor V6 de 286 cv, câmbio automático de cinco marchas, boa dirigibilidade e privilegia o conforto.
Apesar de medir quase 5,1 metros, o Durango tem boa distribuição de peso, o que lhe assegura um comportamento dinâmico parecido com o de carros menores. Na prática, ele mantém a boa estabilidade em curvas e sua dianteira não mergulha em caso de frenagens bruscas.
Na estrada, o Dodge ganha velocidade com vigor, mas não é arisco. Ao pisar fundo no acelerador para fazer uma ultrapassagem, por exemplo, o giro do Pentastar sobe além das 6 mil rpm sem afetar o silêncio a bordo.
O modo manual do câmbio – a alavanca deve ser movida lateralmente – não empolga quem prefere uma condução mais esportiva. O dispositivo de assistência para arrancar em rampas reforça a vocação familiar – o Durango é um carro fácil de guiar.
A versão Crew, de entrada, tem ar-condicionado de quatro zonas de resfriamento, câmera na traseira para auxílio em manobras, bancos com aquecimento na primeira e segunda filas e sistema de entretenimento com nove alto-falantes, tela de 6,5 polegadas e disco rígido com 30 Gb.
A opção avaliada, Citadel, sai a R$ 199.900. Tem a mais revestimento interno de couro, teto solar elétrico e aquecimento no volante. O sistema de entretenimento traseiro, útil em longas viagens com crianças, tem tela de 10 polegadas no teto, controle remoto e dois fones de ouvido sem fio com canais de programação independentes.
O maior trunfo do carro está na versatilidade. Sete adultos viajam com conforto, ainda que o acesso à última fileira de assentos não seja exatamente fácil. A segunda e a terceira são rebatíveis e removíveis, o que permite 28 configurações diferentes, expandindo a capacidade do compartimento de carga de 490 litros para até 2.390 litros.