TEXTO: DIEGO ORTIZ
FOTOS: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
A Chevrolet apresentou nesta quarta-feira a nova geração da S10, que mudou radicalmente em relação a atual. Esta não sofria alterações significativas desde 2001 – foi lançada em 1995. O novo modelo, desenvolvido no Brasil em parceria com a Tailândia, é um projeto global que a eleva o coloca em pé de igualdade para brigar com a Toyota Hilux e Mitsubishi L200 Triton.
A picape tem preço de tabela de R$ 58.868 na versão LS 2.4 Flex de cabine simples 4X2, e chega a R$ 135.250 na LTZ 2.8 Turbodiesel com cabine dupla, tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas. A configuração intermediária com cabine dupla, a diesel, com câmbio automático e 4×2, sai a R$ 103.900.
Os motores são um 2.8 turbodiesel, da MWM, que gera 180 cavalos e 47,9 mkgf de torque, e 2.4 flexível de até 147 cv com etanol e 24,1 mkgf de torque. Além da transmissão automática há uma manual de cinco velocidades.
Por dentro as diferenças são gritantes. O acabamento espartano e o visual da década de 90 deram lugar a uma escolha de materiais mais refinados e detalhes bem modernos, como por exemplo os comandos do ar-condicionado e o painel. Fora isso, há agora lanternas de LEDs e controles de tração e estabilidade. Já a capacidade de carga é uma das maiores do segmento, com caçamba de 2,32 m de comprimento e 1,53 m de largura (cabine simples) e 1.300 kg (com motor diesel).