Vinte anos depois de revelar planos para construir sua primeira fábrica de montagem na América do Norte, em Spartanburg, Carolina do Sul (EUA), a BMW está prestes a anunciar uma segunda planta – dessa vez, no México.
Fontes da empresa dizem que a BMW está cogitando quatro localidades diferentes no México para construir o sedã Série 3 e negocia incentivos ou benefícios fiscais com o governo local. A decisão será firmada em 2013 e a produção deve começar no final de 2016 ou início de 2017. A capacidade seria de 100 a 150 mil veículos ao ano, mas a produção começaria em 40 ou 50 mil unidades e subiria gradualmente.
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O México é estratégico por ter acordos comerciais com a América do Norte, a América do Sul e alguns países asiáticos. O comércio entre México, Europa e os países do Mercosul é livre de impostos. Ao transferir parte da produção da Alemanha para lá, a BMW estaria protegida das flutuações da moeda e poderia evitar a expansão para zonas do euro economicamente conturbadas.
Além disso, um Série 3 mexicano teria preço mais competitivo para bater o Classe C que a concorrente Mercedes-Benz vai produzir em sua fábrica em Vance, Alabama, a partir de 2014.
Este ano, a Audi também escolheu o México para sua primeira fábrica na América do Norte. Ela pretende construir ali a segunda geração do SUV Q5, em 2016. Os salários mais baixos foram cruciais para a escolha do país ao invés dos Estados Unidos.