LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Primeiras incursões de suas fabricantes no segmento de modelos compactos no País, Toyota, com o Etios e Hyundai, com o HB20, que só começam a ser vendidos nas próximas semanas, estão com lista de espera. No caso do hatch da marca sul-coreana, por exemplo, há concessionárias na capital com mais de 40 pedidos registrados.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Para o Toyota, feito em Sorocaba (SP) em versões hatch e sedã, é possível fazer reserva sem pagar sinal. O chamado “pré-pedido” inclui avaliação de um eventual usado oferecido como parte de pagamento e o nome do interessado entra em uma lista “prioritária”.
A Hyundai ainda está definindo as concessionárias que venderão o piracicabano HB20. Por ora há apenas o hatch, mas em janeiro deve chegar uma variante “aventureira”, ao estilo VW CrossFox, e em março, um sedã.
Nas autorizadas que comercializarão o carro dá para fazer a reserva. Para isso é preciso pagar um sinal de 10% – a tabela parte de R$ 31.995. O valor restante será quitado no faturamento.
EcoSport
A nova geração do Ford EcoSport acaba de chegar às concessionárias, mas só versões como a 1.6 S e as 2.0 estão disponíveis para pronta entregas. No caso da 1.6 Freestyle, por exemplo, é preciso pagar R$ 5 mil de entrada e esperar cerca de 20 dias para a entrega. Durante o período de pré-venda, foram comercializadas 2.600 unidades do jipinho produzido na Bahia.
Segundo especialistas, a pré-venda funciona como um tipo de “pesquisa” para compor o mix de produção do modelo. A definição sobre qual versão terá prioridade costuma ser apontada pela demanda inicial.
Comprar um carro sem vê-lo é arriscado. “Pode tanto superar as expectativas quanto levar à decepção”, diz o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa. Ele afirma que o ideal é entrar no carro e, principalmente, guiá-lo. “As autorizadas devem oferecer test-drive.”
O comerciante Jorge Tadeu Belaque, por exemplo, cancelou a compra de um Fiat Palio Sporting e espera pelo Hyundai. “Pelo preço e os itens de série o HB20 é um boa opção”, afirma.
Em caso de arrependimento, o Código de Defesa do Consumidor determina que a compra pode ser cancelada em até sete dias após sua efetivação.