A Toyota anunciou que vai lançar 21 modelos híbridos (que combinam motores a combustão e elétricos), dos quais 14 “totalmente novos” nos próximos três anos. O objetivo é alcançar a marca de um milhão de unidades vendidas por ano a partir de 2013. Esse número representa mais de 10% da estimativa total de vendas da companhia.
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A fabricante também informou que terá um modelo movido a pilha a combustível (produz energia elétrica a partir de uma reação química) em 2015. Além disso, em dezembro a Toyota passa a vender no Japão e nos EUA o elétrico eQ (alto da página).
O carrinho terá oferta limitada a apenas 100 unidades para uso em frotas de empresa. Com preço equivalente a R$ 90 mil, sua autonomia é de 100 quilômetros com carga total das baterias.
A Toyota foi a pioneira entre os híbridos de série com o Prius, em 1997. Mas, assim como as rivais, caso da Nissan, com o elétrico Leaf, enfrenta o desafio de atrair compradores de mercados emergentes, como o Brasil. Isso porque esses clientes são menos sensíveis a essas tecnologias, bem mais caras que os convencionais motores a combustão.
Responsável pelo desenvolvimento de veículos da empresa, Takeshi Uchiyamada, chamado de “pai do Prius”, diz que o potencial a longo prazo para os carros a pilha a combustível é grande em relação aos elétricos. Entre as vantagens estão a maior autonomia e o menor tempo necessário para recarregar as baterias.