TIÃO OLIVEIRA
FOTOS: AUDI/DIVULGAÇÃO
Monte Carlo – Motores turbo com injeção direta de gasolina 1.4 de 140 cv e 1.8 de 180 cv, atualização visual e até 90 quilos a menos que o anterior. Esses são alguns dos destaques da linha 2013 do Audi A3 Sportback, hatch alemão com carroceria de quatro portas que chega ao Brasil em junho com preços estimados entre R$ 115 mil e R$ 130 mil.
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A boa notícia é que esses valores devem cair até o fim do próximo ano. É que há grande chance de o carro ser produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).
A renovação na dianteira inclui grade e faróis mais estreitos, com lâmpadas de xenônio e LEDs de uso diurno. Atrás foram feitos retoques nas lanternas e há duas saídas de escapamento.
O interior traz soluções que só eram oferecidas em carros de categorias superiores da Audi. É o caso do sistema multimídia, que pode ser acionado por comando de voz, na tela de sete polegadas sensível ao toque ou “escrevendo” com os dedos na face superior do botão giratório próximo à alavanca do câmbio automatizado de sete marchas. Bem-vindo também é o painel inclinado em direção ao motorista.
Embora seja maior, ao volante o A3 Sportback se comporta como um A1. As respostas aos comandos da direção são diretas, assim como à pressão nos pedais de acelerador e freios. Tanto no hatch com motor 1.4, que “grita” um pouco em subidas íngremes, quanto com o 1.8.
Para economizar combustível, há um recurso no 1.4 que desativa a ignição de dois dos quatro cilindros quando não há necessidade de o motor trabalhar a plena carga. Todos continuam subindo e descendo, mas metade não recebe combustível e não há queima de gasolina.
Com o vigoroso motor 1.8, há ótimo desempenho e respostas melhores que o 2.0 de 200 cv do A3 Sportback “antigo”.