Marcelo Fenerich
De olho no crescente mercado off-road, a Polaris, fabricante norte-americana de veículos fora de estrada, chega ao País com 29 versões de quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs), para uso recreativo e trabalho. “Em 2011 foram comercializados 7 mil unidades. Em 2015, pretendemos aumentar esse número para 13 mil”, afirma o diretor geral da empresa no Brasil, Rodrigo Lorenço.
“O aumento da capacidade de consumo da população e os reflexos no setor de turismo de aventura fizeram com que viéssemos para o Brasil”, explica o executivo. “Além disso, o País é essencialmente agrícola, mais de 80% das estradas não são pavimentadas e os índices de exportação são altos.”
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As tabelas vão de R$ 9.790 até R$ 83.490, de acordo com o modelo e motorização – a fabricante oferece veículos de 50 cm³ a 900 cm³, para dois, quatro ou seis ocupantes e com tração 4×4 ou 6×6. Avaliamos todas as opções. Os modelos têm desempenho próximo ao de alguns jipes, mas não podem ser emplacados. São apenas para uso em vias não pavimentadas.
NA PISTA
Torque é o destaque desses veículos. Assim como os Sportsman 500 H.O. e Ranger RZR S 800, o “carrinho”elétrico Ranger EV também tem bastante força. De acordo com a Polaris, o propulsor de 48 volts gera cerca de 30 cv e sua capacidade de carga útil é de 454 quilos, com mais 567 quilos no reboque. No entanto, o mais “valente” deles é o side-by-side Ranger 6×6 800. Nele é possível levar 907 quilos. Só em sua caçamba cabem 567 quilos. Já no quadriciclo 6×6 cabem 408 kg.
Para quem gosta de velocidade, além do quadriciclo Sportsman Touring 850 EPS, que atinge a marca dos 120 km/h, a empresa oferece o Ranger RZR XP 4 900. Pesando apenas 631,8 quilos, a “gaiola” tem motor dois-cilindros a gasolina de 875 cm3 e 89 cv.
Em avaliação realizada com quatro pessoas a bordo, alcançou os 140 km/h sem mostrar “cansaço”. Com suspensão independente nas quatro rodas, irregularidades do piso são pouco sentidas pelos ocupantes – mesmo rodando a velocidades baixas.
Outro ponto positivo do RZR 900 são os freios a disco. Basta afundar o pedal para que ele pare na hora. Como opcional, há direção elétrica.