Você está lendo...
Rally Dakar tem largada neste sábado
Notícias

Rally Dakar tem largada neste sábado

Stephane Peterhansel, campeão de 2012, com o Mini Monster (Fotos: Enrique Castro Mendivil/Reuters) Foi dada neste sábado às 11h (de... leia mais

05 de jan, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Rally Dakar tem largada neste sábado

Stephane Peterhansel, campeão de 2012, com o Mini Monster (Fotos: Enrique Castro Mendivil/Reuters)

Foi dada neste sábado às 11h (de Brasília) a largada da 35ª edição do Rally Dakar, que percorrerá até 8.423 quilômetros em territórios de três países sul-americanos até o dia 20 de janeiro.

(Confira álbum de fotos no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

A largada promocional foi dada pelo presidente do Peru, Ollanta Humala, já que a competição começou nas praias da capital do país, Lima. O ponto final do rali será em Santiago, no Chile, e os competidores passarão também pela Argentina.

Publicidade


Equipe britânica Race2Recovery

Maior rali do mundo, o Dakar este ano tem 459 competidores, ante 449 do ano passado. Competem automóveis, motos e caminhões.

Do percurso total, 4.277 km serão ao longo de estradas normais e 4.146 km de trechos especiais cronometrados, que serão determinantes para a classificação final da competição.

Os favoritos ao título entre os carros são o campeão do ano passado, o francês Stéphane Peterhansel, e o milionário príncipe catariano Nasser Al-Attiyah – e seus respectivos navegadores.


Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com Mitsubishi ASX (Foto: Divulgação)

Peterhansel competirá novamente com o Mini 4×4 preparado para a competição. Já o príncipe usará um buggy com tração 4×2 traseira, que por ser mais leve pode levar vantagem nos diversos trechos de Dunas.

A equipe de Peterhansel é apoiada pela Mini e diversas outras fabricantes de veículos também participam do rali – a maioria como patrocinadora. É o caso da brasileira Troller – hoje controlada pela Troller -, que preparou diversos exemplares do T4 para participar do rali.

A Land Rover, por sua vez, apoia o Race2Recovery, time cuja maioria dos pilotos e navegadores são soldados britânicos que foram feridos em batalhas. Eles usam exemplares do jipão Defender. Já o Discovery faz parte da equipe de apoio.


A Pirelli desenvolveu especialmente para o rali pneus para fornecer à equipe de motos HRC. Batizados de Scorpion Rally, os produtos são próprios para trechos de areia. A fabricante italiana enviou uma equipe de apoio para monitorar os pneus.

BRASILEIROS

O Rally Dakar deste ano tem a participação de nove brasileiros. Três vão pilotar modelos do tipo UTV, de pequeno porte, que lembram gaiolas.


Já Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que no ano passado travaram bela disputa com Peterhansel, participam da categoria voltada a carros com uma versão modificada do Mitsubishi ASX.

Deixe sua opinião