Tião Oliveira
Sucesso de vendas nos EUA, o Camry tem vida difícil no País. Culpa dos exagerados R$ 146.650 cobrados pela filial brasileira da Toyota, que o tornam indigesto diante dos alemães BMW Série 3 e Volkswagen Passat e do sul-coreano Hyundai Azera, rivais que saem por menos de R$ 130 mil. NE: como o preço do Camry havia sido publicado errado (R$ 147.129), este post foi atualizado em 23/3/2012 .
A sétima geração do modelo japonês, oferecido no Brasil em versão única, com motor V6 de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, somou, em 2011, cerca de 730 mil emplacamentos nos 100 países em que é vendida.
Méritos para encarar a concorrência o Camry tem de sobra. Requintado, espaçoso e muito bom de guiar, o Toyota dá show em quesitos como silêncio a bordo e nível de conforto. Portanto, a tabela é a única explicação para que aqui o modelo figure na décima posição no acumulado de vendas anuais de sedãs grandes, segundo dados da Fenabrave.
Lançado em 1982 no Japão, o sedã foi completamente atualizado no ano passado. Ficou maior e ganhou novo desenho por dentro e por fora, além de lista de itens de série mais recheada.
As inovações na construção de carroceria e bancos permitiram melhorar o nível de silêncio a bordo e o espaço para passageiros. Com ampliação de meros 10 milímetros no comprimento e 5 milímetros na largura do carro, houve ganho de 1,5 cm na largura do assento e 4,6 cm no espaço para os joelhos de que vai atrás.
De série há todos aqueles itens que fazem a alegria de qualquer consumidor. Como o ar-condicionado com três zonas de resfriamento (com saídas individuais para os bancos de trás), ajustes elétricos para o banco do motorista e volante (altura e profundidade), sistema multimídia com tela de 7” e por aí vai.
Seis air bags, controles de tração e estabilidade, freios ABS e faróis de xenônio estão entre os equipamentos de segurança.
O motor V6 tem bloco, cárter e cabeçote (com comando variável de abertura das válvulas de admissão e escape) feitos de alumínio. É eficiente e torna as respostas ao acelerador dignas de nota. As arrancadas e retomadas de aceleração são vigorosas, graças ao câmbio sequencial com gerenciamento eletrônico.
As suspensões, McPherson, independentes na frente e atrás, tornam o sedã estável em qualquer condição de uso.
Mesmo com todos esses predicados, o Toyota Camry teve somente 32 unidades emplacadas em janeiro e fevereiro deste ano.
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